Artigo
BAIRROS DAURY RIVA E MARIA CLEMENTE - Moradora fez live responsabilizando políticos de Araputanga, pela falta d’água: descaso
Cadê a água prefeito, cadê a água vereador? O serviço municipal é tarifado, e o povo paga a conta mensalmente e não aceita ser meio atendido.
por – Sebastião Amorim – A indignação se “derramou através de uma live”, quando foram pronunciadas frases vindas de uma dona de casa que não suporta mais conviver com a falta d’água. As palavras foram dirigidas contra os políticos que governam Araputanga, prefeito e vereadores.
A live com tempo de vinte e três minutos e trinta e cinco segundos, foi postada na tarde desta terça-feira (24/10), para denunciar aquilo que a moradora nomeou de descaso dos políticos, com a população que vive em ambos os Bairros. Em certo momento, a moradora lembra ao prefeito que os Bairros pertencem a Araputanga. CLIQUE AQUI E VEJA A LIVE COMPLETA.
TREMENDO DE RAIVA?
A autora do vídeo observa já no começo da live, que está tremendo (de nervosa), com a situação a que está submetida, juntamente com os demais moradores. Ela afirma que os responsáveis pelo abastecimento da rede do Serviço Municipal de Água, de Araputanga, lhes dizem que a água é enviada, porém, como é alta a topografia de ambos os Bairros, quando a água começa a chegar, o processo de bombeamento é interrompido.
NÃO SERÃO BEM-VINDOS
Quando publicamos, em 22/10/2023 a matéria “Obras licitadas há quase 90 dias, ainda não começaram”, destacamos em certa parte do texto, que ‘O povo pode ficar descontente’.
Inesperadamente nossa previsão descrita naquela reportagem, se materializou na live, onde é visível que a moradora fala por si e certamente por centenas de donas de casa que sentem, no dia a dia, o insolúvel problema da irregularidade do abastecimento de água.
POLÍTICOS ESTEJAM AVISADOS
Talvez, a única resposta suficiente para calar a ruidosa manifestação, que deve continuar viralizando nas Redes Sociais, é colocar água 24 horas nas torneiras das residências, mas, alguém acredita que isso pode acontecer, nos próximos doze meses?
O recado da live já está dado aos políticos, prefeito e vereadores, inclusive para certo candidato a vereador, cujo nome não foi divulgado, mas, que pediu votos á moradora, prometendo resolver o problema da água se ganhasse a eleição. Ele foi eleito e, segundo a moradora, nunca mais apareceu no Bairro; o recado foi dito em palavras claras e objetivas: não adianta recandidatar, pois, se aparecerem na casa dessa Mulher (da live), como talvez, de muitas outras, poderão receber cobranças constrangedoras.
POLÍTICA DO POVO MEIO ATENDIDO?
A frase bem falada, chega em momento que talvez fará os gestores repensarem futuras candidaturas, pois, não será surpresa se ouvirem em uníssono, cadê a água prefeito, cadê a água vereador? O serviço municipal é tarifado, o povo paga a conta mensalmente e não aceita ser meio atendido.
ASSUNTO ‘ENGASGADO’
O assunto da live, foi a falta d’água nas torneiras de ambos os Bairros. Jocosamente poderíamos dizer que o tema serviu para ‘lavar roupa suja’ contra políticos de Araputanga, envolvendo outros temas que há algum tempo podem estar reprimido na garganta da população. E não é para menos: calor escaldante, poeira e falta d’água é combinação que faz qualquer dona de casa ou chefe de família explodir contra aquelas gestões que não conseguem dar respostas à antigas demandas populares.
POSSÍBILIDADE DE PROTESTOS
É muito provável que moradores de ambos os Bairros tenham seus reservatórios abastecidos nos próximos dias, pois, esse puxão de orelhas deve fazer tremer o seguro solo de certezas, onde nossos políticos pisaram, até hoje.
O alerta da falta d’ água fica para moradores de outros espaços da Cidade. Para abastecer os Bairros da denunciante da live, será preciso mais tempo de bombeamento pressurizado; se isso ocorrer, o desabastecimento pode mudar alcançar outros Bairros, principalmente os mais distantes do Centro e, talvez gerar protestos.
Sem água, a sensibilidade da população aumenta; em tal cenário é possível que o povo fique de fato descontente com o gestor e antes de “falar nas urnas” com cartão vermelho, formas diversas de manifestações podem surpreender os governantes.
Em Araputanga, a gestão passada se viu em dificuldades, quando centenas de estudantes do ensino superior interditaram a via pública, na porta da Prefeitura, com ato ruidoso contra o então prefeito.
ARAPUTANGA - Protesto de acadêmicos em frente à Prefeitura Municipal
Não é sem causa que políticos promovem entretenimentos, festas e outras ações que deixam na população a sensação de bem-estar nas pessoas. É uma forma de acalmar o povo diante das mazelas, evitando manifestações negativas, como protestos. Tais ações estão entre as mais temidas pelos políticos que desejam continuar no Poder.
MATÉRIAS RELACIONADAS
OPINIÃO 01 – Eleitor deve cobrar plano para abastecimento regular de água, em Araputanga
OPINIÃO 02 - Eleitor deve cobrar plano para abastecimento regular de água, em Araputanga
OPINIÃO 03 – Eleitor deve cobrar plano para abastecimento regular de água, em Araputanga
DESABASTECIMENTO: Falta d’ água, o ‘fantasma’ que se materializa em Araputanga
EM 72 HORAS: Justiça manda "Município" restabelecer fornecimento regular de água à população de Araputanga ou sofrerá multa diária de R$10 mil pelo não cumprimento de liminar obtida pelo MPE.
RELEMBRE:
TRIBUNAL DE CONTAS SUSPENDE CONCESSÃO DO DAE DE ARAPUTANGA
Concessão do DAE de Araputanga é suspensa por ordem do TCE/MT
TCE/MT ‘sepulta’ o assunto Concessão do DAE de Araputanga
 
            


 
                                                 
                                                