A Redação da Folha de Araputanga consultou o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, para identificar o ranking de classificação no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), dos municípios: Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Glória D’ Oeste, Cáceres, Mirassol D’ Oeste, Pontes e Lacerda, Figueirópolis D” Oeste, Reserva do Cabaçal, Jauru, Indiavaí e, Porto Esperidião.
Ao identificar a classificação dos municípios já descritos, com base em divulgação do IPEA e no Censo 2010, a reportagem optou por compilar outros dados, como população urbana e rural, bem como o número de homens e mulheres que habitam cada município pesquisado.
HOMENS
Entre os onze municípios, o número de mulheres só maior em Araputanga, onde ultrapassa o número de homens em 176, na contagem do censo de 2010; porém, no conjunto, os números apontam que, a população do sexo masculino ultrapassa o sexo feminino em 1.723 na região.
MAIOR E MENOR
Na grande Cáceres e Vale do Jauru, os municípios só aparecem na classificação entre os 5.565 municípios brasileiros a partir de Araputanga que ocupa a colocação número 1154ª. É o melhor colocado; seu IDH é 0,725 considerado alto. O município tem 79,42% da população urbana e 20,58% na zona rural.
O menor município é Indiavaí com 2397 habitantes e, 1,08% da população nos municípios elencados.
Se em uma ponta o maior índice de IDH pertence a Araputanga com 0,725 na ponta oposta está Porto Esperidião com IDH 0,652. Porto aparece na 3.070ª colocação entre os 5.565 brasileiros.
Quer os gestores gostem ou não, a conclusão do levantamento é inevitável: se o melhor colocado entre os pesquisados só surge na 1.154ª colocação, temos enorme caminho a percorrer e, portanto, para desenvolver.