carregando
logo

Artigo

VEREADORES - Fiscalizem, para não serem reprovados nas urnas

home access_time chat_bubble_outlineColunas
FONTE

A expressão é grosseira, mas é verdadeira: quem sabe (talvez) a longa interdição da via pública, seja a revelação de serviço mal planejado, porco.

Por – Sebastião Amorim - Os proponentes da indicação nº 46/2023, aprovada no ano passado na Câmara Municipal de Araputanga, agora enfrentam a obrigação moral de exigir a retomada da obra que resultou na interdição da passagem sobre o Córrego da Garrucha, na Rua Joaquim Nabuco, há cerca  de quarenta dias.

O autor da indicação é o vereador Valdemir Correia de Melo, conhecido como Correia. A indicação obteve apoio de quase todos os vereadores, conforme evidenciado na figura abaixo.

QUANDO GALINHA CRIAR DENTE

Entre aqueles que endossaram a indicação do vereador Correia, que resultou na parcial, porém, longa interdição da via pública, estão o atual presidente da Câmara Municipal e o ex-presidente da mesma Casa. Eles e os demais signatários do documento, poderiam visitar moradores da Rua Joaquim Nabuco, que estão parcialmente isolados há cerca de quarenta dias, e explicar que estão entre os que assinaram favoravelmente a indicação, mas, que vão exigir retomada do serviço. Mas parece que tal fato deve acontecer, quando surgirem dentes nas galinhas.

INTERDIÇÕES REINCIDENTES

A Administração Municipal pode ser alvo de críticas pela aparente falta de atenção em restabelecer a trafegabilidade na Rua Joaquim Nabuco, algo que já aconteceu em episódios passados.

Em dezembro de 2021, a força da enxurrada destruiu e carregou o aterro do bueiro, interditando a via pública  por 112 dias consecutivos. Quando finalmente foi liberada, quase quatro meses depois da interdição, a obra voltou a ruir 24 horas após a liberação para o tráfego, devido a um cano de água que rompeu e inundou o aterro,  destruindo a obra e forçando nova interdição.

PIOR QUE NOVELA

A  atual interdição da Rua Joaquim Nabuco, (parece capítulo de novela), iniciou no dia  20 de dezembro de 2023, quando uma máquina rompeu o aterro, retirou as manilhas e preparou o local para a colocação de aduelas. No entanto, no dia seguinte, uma chuva copiosa paralisou a obra, que permanece praticamente inativa desde então.

COMO OS VEREADORES FISCALIZAM?

Você sabe como os vereadores fiscalizam? Já ouviu algum dos vereadores se pronunciando em relação ao serviço paralisado, na rua Joaquim nabuco? Alguém dentre eles, cobrou providências para a retomada da obra? No dia 22 de janeiro/2024 o vereador Toninho esteve na obra abandonada. Não sabemos de nenhum pronunciamento por parte do vereador, no entanto, a reportagem acompanhou o momento em que ele telefonou ao Secretário que lhe informou que o serviço será retomado depois que consertar a obra semelhante, (outro serviço porco?) que ruiu parcialmente e constrange a Gestão, na Avenida 23 de Maio.

LEIA TAMBÉM: ARAPUTANGA - Os vereadores estão fiscalizando o Executivo para evitar lambança administrativa?

LAMBANÇA EM VIA PÚBLICA?

A Redação da Folha fez contato com o vereador Correia, autor da indicação 46/2023 que levou à construção das obras, porém, o mesmo não parece ter nenhuma iniciativa ou resposta satisfatória, diante da lambança que surgiu em vias públicas, a partir da indicação que fez.

NÃO REELEJA

Com as eleições deste ano se aproximando, este é o momento propício para os eleitores observarem atentamente o comportamento de seus representantes.

Em breve, os eleitores de Araputanga terão a oportunidade de decidir se é hora de trocar vereadores, prefeito e seus secretários, buscando eleger políticos que priorizem o bem-estar da população. A responsabilidade agora está nas mãos do eleitor, que pode moldar melhor,  o futuro político da cidade.

LEIA TAMBÉM

ARAPUTANGA – Candidatos se preparem, vem aí o “seletivo político 2024”

ARAPUTANGA - Os vereadores estão fiscalizando o Executivo para evitar lambança administrativa?