Artigo
SOB O SILÊNCIO DAS AUTORIDADES – Córrego da Garrucha ‘agoniza’ em Araputanga
Aguardamos “São Pedro” mandar abundantes chuvas para limpar o leito dos Córregos e descontaminar suas águas.
por – Sebastião Amorim – A falta de chuvas, o calor de até 40 graus e o despejo gradual de efluentes, estão entre as causas que colocam à prova, a perenidade do Córrego da Garrucha.
Causas naturais como falta de chuvas e calor intenso, são eventos cíclicos que se vão com a mudança da estação; contudo, aquilo que há anos não cessa é o ininterrupto lançamento de efluentes domésticos, entre outras águas descartadas e lançadas diretamente no leito do Córrego, sendo a verdadeira causa que faz o Córrego em questão agonizar,
QUEM SE IMPORTA?
Parece que não houve nenhuma iniciativa visível em favor da preservação das águas do Córrego da Garrucha . Em 1998 portanto, há vinte e cinco anos, foi feita a canalização entre a Avenida Marechal Rondon e Avenida 23 de Maio, porém como sabemos tal iniciativa contribui para o escoamento e não para a preservação.
Na década passada surgiu, em parte da Cidade, o serviço de coleta do esgoto; porém, da mesma forma que a canalização do leito do Córrego, não houve continuidade na expansão do serviço.
É possível dizer que canalização e expansão da rede de coleta de esgoto caíram no esquecimento, enquanto a gradual contaminação das águas do pequenino riacho ocorre continuamente sob o silêncio das Autoridades de todos os níveis.
INICIATIVA NENHUMA?
No passado, há mais de uma década, ainda existiam mutirões para recolhimento de objetos inservíveis lançados criminosamente no leito dos Córregos de Araputanga; desde então, parece que não se ouve nenhuma manifestação das Autoridades e sequer dos defensores do Meio Ambiente.
O silêncio é geral, não temos notícias de defensores que pelo menos levante a voz ou promover iniciativas para reflorestamento, cobranças públicas dos políticos pela expansão da Rede para coletar o esgoto doméstico (despejado no Córrego) e, outras iniciativas visando a revitalização e preservação da água do “Corguinho”.
LEIA TAMBÉM
MUITO DINHEIRO – Arrecadação de Araputanga é maior que a de S.J. Quatro Marcos - Folha de Araputanga
OPINIÃO 4 – Os políticos têm projeto para resolver a falta d’água em Araputanga?
ARAPUTANGA – População já constrangeu vereadores para fiscalizar
“SÃO PEDRO QUE LIMPE”
O estado de coisas só não é pior, porque no período chuvoso, ‘grandes enxurradas formadas por pesadas chuvas mandadas pelos céus, trabalham fazendo aquilo que podem, em favor da limpeza. É justamente no ponto em que nos encontramos: aguardando “São Pedro” mandar abundantes chuvas para limpar o leito dos Córregos e descontaminar suas águas.
Até quando aqueles que ocupam o lugar de Autoridade, tomarão iniciativas que impeçam ou mitiguem o lançamento de efluentes in natura no leito dos nossos riachos?
MATÉRIA RELACIONADA
ARAPUTANGA – Quando começarão obras que aumentem a vazão de bueiros, no Córrego da Garrucha?
VÍDEO:
Esgoto funciona regularmente
Leia também:
Esgoto passa a funcionar regularmente em Araputanga
Chuva torrencial, no natal inunda ruas, alaga casa e veículo em Araputanga.
LINK EXTERNO
RELEMBRE
ARAPUTANGA: Gestão pode implantar cobrança de taxas para uso de quadras municipais em período noturno.
CAOS URBANO: Vereador Ilídio levanta voz cobrando resultados do Executivo Municipal


