Decorridos exatos 100 dias entre 23 de maio e 30 de agosto/12 passa a funcionar definitivamente o bombeamento do esgoto doméstico acolhido nas caixas centrais de captação e as lagoas de decantação, distante 4,2kms do Jardim Eldorado.
Na Secretaria de obras obtivemos a informou que o município adquiriu uma nova bomba de 15 CV que resolveu o problema.
O bombeamento do esgoto vinha sendo “uma dor de cabeça” para o Executivo araputanguense. O Secretário de Obras Júlio Maria chegou a viajar até Tangará da Serra para conhecer o sistema de esgotamento sanitário que funciona perfeitamente.
Uma das hipóteses para resolver o problema, antes de adquirir a nova bomba, seria fazer duas novas caixas intermediárias entre a existente e as lagoas, a fim de diminuir realizar o serviço em etapas.
Com a nova bomba em funcionamento chega ao fim o período em que o município se viu obrigado a alugar caminhão para retirar o esgoto da central de captação e transportá-lo em mais de uma dezena de viagens diárias até o destino final. Com aluguel foram gastos cerca de R$30 mil reais até que um caminhão da própria prefeitura que molhava ruas fosse adaptado para fazer o serviço.
No mês de abril/12, o Executivo distribuiu comunicado solicitando às famílias que fizessem a conexão da tubulação do esgoto domiciliar com a rede municipal. A inauguração da maior obra da atual gestão se deu no aniversário da cidade, em 23 de maio. Contudo, os problemas apareceram e, finalmente depois de 100 dias estão superados com a aquisição e instalação de um novo equipamento capaz de atender à demanda