Video
ARAPUTANGA – Produto surge de galeria pluvial, tornando vermelhas, águas do Córrego do Bacuri
A água de coloração avermelhada escorreu pelo Córrego do Bacuri alcançando o Ribeirão das Pitas
Por – Sebastião Amorim – A população tem de assumir nova postura comportamental, se quiser conservar o meio ambiente. Ontem (07), a Folha publicou matéria “Proprietários de duas fazendas e um sítio assinaram TAC com MPE visando compensação e reparação de danos ambientais, nas nascentes do Ribeirão das Pitas”.
Hoje (08), a população se escandaliza com o que ocorre em um dos pequenos cursos de água que corre no Bairro São Sebastião.
ÁGUA AVERMELHADA
Está em investigação possível crime ambiental pelo lançamento ou derramamento de produto supostamente químico, semelhante à tinta de cor vermelha. O produto surge da rede de captação pluvial, em local ainda não identificado na Cidade.
Circula a informa que a coloração vermelha das águas do Córrego começou a ser notada por populares no dia sete de novembro/2019, embora a data exata não seja objeto de definição oficial. Sabe-se que os primeiros alarmes surgiram no Córrego do Bacuri, a partir da Rua Antenor Mamedes e adjacências, no Bairro São Sebastião.
POLÍCIA
Hoje (08/11), pouco depois das 10h00min autoridades ligadas ao Meio-Ambiente Municipal estiveram no local e registraram o fato junto à Polícia através do Boletim de Ocorrência número 2019.335118.
O documento policial descreve que o líquido avermelhado que surge da rede pluvial, escorre pelas águas do Córrego, em toda sua extensão, até alcançar o Ribeirão das Pitas, causando dano ambiental.
As autoridades ainda não conseguiram identificar o responsável pelo derramamento do produto que tornou as águas, já sujas, em coloração completamente diversa daquela que aparenta, diariamente.
AUTORIDADES EM RONDA
Para auxiliar na busca do responsável pelo ato, foram acionados o Secretário Municipal de Obras e o gerente da Vigilância Sanitária Municipal. O Boletim policial descreve que rondas foram realizadas nas imediações do local do fato, porém, até o registro do B.O. não se identificou quem de fato causou o dano ambiental.
O Gerente de Meio Ambiente recolheu amostras da água contaminada para análise.
NOTA - O vídeo exibido nesta matéria foi colhido em rede social, não tendo sido identificado o autor para dar créditos.
LEIA TAMBÉM:


