carregando
logo

Artigo

Em comemoração à data alusiva que antecede o dia do soldado, 2º Batalhão de Fronteira (2º B FRON) realiza formatura de seus militares.

access_time chat_bubble_outlineEspeciais
FONTE

Por: Filipe Moura.

Na noite desta quinta-feira (22), o 2º Batalhão de Fronteira – “Batalhão General José Miguel Lanza”, de Cáceres/MT, realizou em sua sede, na Av. XV de Novembro, nº 737, Centro, a formatura alusiva ao Dia do Soldado.

O Dia do Soldado comemorado no dia 25 de Agosto traz uma homenagem ao homem brasileiro na sua dedicação à Pátria e no seu desprendimento em servir à Nação. Jovens brasileiros das diversas regiões do país dedicam-se à importante tarefa de prestar o serviço militar, na certeza de que estão iniciando a conquista da cidadania.

Simples, modestos, esperançosos, idealistas, lá vão eles diariamente para seus quartéis com a satisfação e o orgulho de estarem seguindo o exemplo de Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, expressão maior e símbolo do soldado brasileiro.

Caxias, que se destacou na conturbada fase de consolidação do Estado Brasileiro como um dos baluartes da pacificação das províncias, conseguiu, com seu descortino invulgar, consolidar a paz interna e contribuir para que nenhum dos movimentos deflagrados, ora nas regiões Norte e Nordeste, ora na região Sul do país, se convertessem em fragmentações no país.

A cerimônia foi presidida pelo Ten Cel João Henrique da Silva Marinho, Comandante do 2º Batalhão de Fronteira (2º B FRON). Participaram da solenidade autoridades do poder, executivo, legislativo, judiciário e militar de Cáceres e região. Na ocasião representando a Câmara de Vereadores de Araputanga, esteve à vereadora Stellamaris Otenio.

Inicialmente, foram entregues os diplomas aos recrutas que se destacaram, entre os pelotões de instrução, no Período de Instrução Individual Básico. Em seguida, procedeu-se a entrega da Boina Verde-Oliva pelos padrinhos e madrinhas aos seus afilhados. Ao todo foram diversos recrutas que receberam de seus padrinhos a boina, símbolo dos militares do Exército Brasileiro que operam na região de fronteira, servindo o 2º B FRON.

Segundo o Ten Cel Marinho, este momento é um dia especial na vida dos recrutas e de seus familiares. Da merecida vitória que alcança, passa a ser um elo de fundamental importância para a Instituição Exército Brasileiro. Marinho ainda priorizou em sua fala o cumprimento do dever, pondo em relevo a missão maior, em detrimento dos personalismos. Seja leal e respeitoso com todos. Cuide do constante auto aperfeiçoamento e se esmere na apresentação individual. Sirva com prontidão física, mental e intelectual.  A família 2º B Fron exulta em tê-los como integrantes e partilha da alegria de seus queridos familiares com o sucesso que obtém.

Na oportunidade, a vereadora Stellamaris disse que a sociedade brasileira tem plena confiança na eficiência dos integrantes da Força Terrestre. Os valores que lhes são inerentes – patriotismo, profissionalismo e dedicação, fazem dessa instituição uma fonte permanente de orgulho para o país.

A solenidade também contou com apresentação da Banda do 2º B Fron logo após o termino da cerimônia, onde os convidados foram recepcionados na quadra poliesportiva no interior do quartel.