carregando
logo

Artigo

ARAPUTANGA – Em recursos financeiros, quanto o Município já investiu, no enfrentamento ao Covid-19?

home access_time chat_bubble_outlineColunas
FONTE

O Vereador Ilídio pede cópias das notas fiscais, que comprovem os investimentos do Município, nos últimos noventa dias; ao mesmo tempo pede informações em relatório, das doações feitas por empresas privadas, para o que Araputanga faça enfrentamento à doença.

Por – Sebastião Amorim - O Chefe do Executivo Municipal pode ser ver em apuros, nos próximos meses, se não conseguir demonstrar que a Prefeitura de Araputanga realizou investimentos, em medicamentos para população e insumos para o trabalho dos servidores, que atuam na linha de frente ao enfrentamento do Covid-19, em franca expansão no município de Araputanga, segundo o que se aponta nos últimos Boletins emitidos pela Vigilância em Saúde.

CONDICIONANTES COMPORTAMENTAIS

Desde o mês de maio, a estatística dos Boletins publicados pelo Município revelava progressivo avanço no número de infectados pelo vírus, porém, aparentemente até os últimos dias de junho/2020, a situação em Araputanga parecia estar sob controle.

No período em questão, as Autoridades do Setor emanavam Instruções e assinavam Decretos que conduziram a população à condicionantes comportamentais, que se estenderam do ‘fique em casa ao lockdown’.

DENÚNCIA QUE ABALOU O SETOR

O aparente domínio da situação pode ter caído por terra desde a publicação da reportagem “Servidora denuncia suposta ordem para lavar materiais descartáveis, utilizados em atendimento à pacientes com suspeita de Covid-19”.

A denúncia aparentemente abalou o Setor; desde então, dezenas de reclamações surgiram através das Redes Sociais, duas mortes foram contabilizadas na ‘conta do vírus’ e, consta a existência de uma pessoa internada por causa da doença, sem falar no número de infectados e grande número de casos em investigação.

NOME BONITO

Vereadores na Câmara Municipal criaram um grupo de trabalho que recebeu a nomenclatura de Comissão Especial e Transitória, para assuntos relacionados à COVID-19.

A Comissão está a trabalhar e tem prazo de noventa dias para apresentar resultados dos trabalhos.

EXECUTIVO NO “PAREDÃO”

Hoje, o vereador Ilídio da Silva Neto, dirigiu documento ao presidente da Casa de Leis, solicitando relatório completo de todas as compras realizadas, pelo Município de Araputanga, nos últimos noventa dias, visando o enfrentamento ao novo coronavírus, solicitando que lhes seja entregue cópias das notas fiscais, demonstrando as aquisições que a Gestão do Município já fez.

Para além da nomenclatura, a Comissão terá que fazer valer sua autoridade, pois, se não apresentar resultado que demonstre que o Executivo fez seu trabalho, pode estar obrigada a emitir ao Plenário da Casa de Leis, parecer público de condenação, apontando, se houver, eventuais falhas. A cobrança do vereador coloca o Executivo no “paredão” afim de comprovar que verdadeiramente trabalhou, enfrentando o vírus pandêmico.

No Ofício Interno, que recebeu o número 300 ao ser protocolizado, Ilídio pede ao presidente da Casa Legislativa, que seja descrita todas as doações realizadas pela empresa JBS S/A, ao Município de Araputanga, para auxiliar no combate ao Covid-19.

QUEM VERDADEIRAMENTE ESTÁ GERINDO A COISA PÚBLICO?

Se o conjunto de documentação solicitada pelo vereador lhes for entregue, será fácil identificar se as Autoridades Municipais estão investindo de forma satisfatória ou se a empresa JBS é que está sustentando os verdadeiros custos para o enfrentamento à doença, em Araputanga.

LEIA TAMBÉM:

Câmara Municipal cria comissão para assuntos relacionados à Covid-19

Servidora denuncia suposta ordem para lavar materiais descartáveis, utilizados em atendimento à pacientes com suspeita de Covid-19