Na tarde de quinta-feira, dia 19 os Cristãos da Comunidade Católica de Araputangareuniram-se na Igreja Matriz, de onde partiram com a procissão de Corpus Christi até a Igreja de São José para a Santa Missa. Veja aqui o vídeo e a narração.
Antes da procissão, porém, a tradição de construir tapetes pelas ruas, onde o Cristo passa, acompanhado pelos Cristãos, se materializou. A fé ficou demonstrada na beleza da decoração que se “espalhou” sobre as ruas. Vejafotos aqui.
Um “tapete” foi estendido desde a porta do Santuário de Araputanga percorrendo um trecho da Avenida Marechal Rondon alcançando a Rua Valdivino Fidêncio, para em seguida cobrir cerca de cinquenta metros da Avenida 23 de Maio até o altar construído às portas da Igreja de São José, no centro da cidade.
Carregando o Santíssimo coberto pelo pálio, o Monsenhor padre Celso caminhou sobre o tapete construído com grande devoção pelos Cristãos, para a sublime passagem, no único dia do ano em que Cristo é levado dos santuários em todo o mundo percorrendo ruas das Comunidades aonde habitam os adoradores do Senhor, como em Araputanga.
Para a celebração presidida pelo Monsenhor, os espaços da Praça São José ficaram tomados pelos que participaram fervorosamente da celebração.
*CORPUS CHRISTI
A celebração do Corpo de Cristo é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo daSantíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao dePentecostes. É uma "Festa de Guarda", isto é, para os católicos, é obrigatório participar daSanta Missa neste dia, na forma estabelecida pelaconferência episcopaldo país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação doCódigo de Direito Canônico(cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a SantíssimaEucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).