Artigo
Neri Geller é o novo ministro da Agricultura
O secretário Nacional de Política Agrícola Neri Geller (PMDB) foi confirmado pela presidente Dilma Rousseff como novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A informação foi dada pelo próprio Geller após reunião na Câmara Federal com o atual ministro Antônio Andrade (PMDB-MG), que deixa o cargo para disputar eleições em outubro, e com o líder do PT na Casa, Cândido Vaccarezza (SP).
De acordo com Neri Geller, a posse no cargo ocorrerá amanhã (14) e a solenidade de transferência está prevista para segunda-feira.
O novo ministro disse que foi assentado da reforma agrária e hoje é empresário do agronegócio, conhecendo muito bem o setor.
Ainda segundo Neri Geller, seu nome não teve respaldo da bancada do PMDB na Câmara, que está em pé de guerra com o PT.
No final de 2013 o secretário chegou a sofrer pressão da cúpula peemedebista para deixar o PP. A troca de partido, sem dúvida alguma, foi decisiva para que Neri Gelles permanecesse na pasta comandada pelo PMDB .
Neri tem garantida a permanência no cargo até, pelo menos, janeiro de 2015, quando o próximo presidente eleito deverá começar a formar sua equipe ministerial.
Amanhã a presidente Dilma fará o anúncio dos novos ministros no Palácio do Planalto. Além de Neri Geller, o gaúcho Miguel Rossetto, que foi ex-goverandor do Rio Grande do Sul e ex- ministro de Lula reassumirá o Ministério do Desenvolvimento Agrário no lugar do conterrâneo Pepe Vargas (PT).


