carregando
logo

Artigo

CÁCERES - exclusivo: General de Brigada dá posse ao novo comandante do 2º B-Fron

access_time chat_bubble_outlineBrasil
FONTE

O Tenente-Coronel João Henrique da Silva Marinho, até ontem (20), Comandante do 2º B-Fron em Cáceres-MT, entregou o comando do quartel ao  Comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, o General de Brigada, Carlos Alberto Maas.

Depois de comandar, com grande destaque o B-Fron de Cáceres, o Ten. Cel. Marinho foi promovido e passa a  comandar a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada no posto de Chefe do Estado Maior em Ponta Grossa-PR. Ele deve ser promovido em breve a Coronel, cargo adaptado com o nível hierárquico que assume.

Presidida pelo General Maas, a cerimônia de passagem de comando aconteceu, na noite de ontem, (20), na Sede do 2º B-Fron. Maas deu posse ao novo Comandante do B-Fron é  o Tenente-Coronel Renato Braga Pires. Bastante concorrida, a cerimônia contou com a presença de militares de forças irmãs (Marinha), de ex-comandantes do B-Fron e de um Juiz Federal lotado em Cáceres.

 Marcaram presença, também, representante da Câmara Municipal de Cáceres, o prefeito da cidade, Francis Maris, o prefeito de Porto Esperidião Zé do PT e a vereadora Stellamaris, de Araputanga, a imprensa, familiares e amigos dos comandantes e a tropa que ora desfilava, ora permanecia em alerta/sentido diante dos comandantes. A Banda do Exército fez o som da cerimônia.

Ao final da cerimônia a reportagem da Folha de Araputanga ouviu o Tem. Cel. Marinho que falou da satisfação do momento.  O ex-comandante disse que encontrou o 2º B-Fron com alguns problemas, mas, conseguiu recolocá-lo dentro do rumo certo para ser operacional dentro das leis complementares que regem a segurança na fronteira.

Marinho declarou  à reportagem que ficam  as amizades que fez e, que é difícil romper o contato feito. Natural do Rio de Janeiro, embora deixe Mato Grosso ele declara que será mato-grossense pelo resto da vida e, como militar tem vida itinerante, sendo apenas brasileiro. O Tenente-Coronel observa ainda que deixa muitos parceiros e coloca os municípios da região que estão na responsabilidade do B-Fron no mesmo nível de importância que a sede, Cáceres, já tinha desde 1939. 

PONTA GROSSA

No novo destino, em Ponta Grossa, Marinho passa a atuar em Brigada que é o maior efetivo do Brasil em termo de blindados. Esses equipamentos militarão não existem em Mato Grosso.

Ao se despedir, Marinho agradeceu a todos os parceiros e citou a vereadora Stellamaris de Araputanga como amiga do Batalhão.

NOVO COMANDANTE 

O novo comandante do 2º B-Fron Ten. Cel Braga, também foi ouvido pela reportagem. Ele declara que a expectativa é manter o padrão de operacionalidade conquistada pelo antecessor Ten. Cel. Marinho. Os acisos também continuarão. Acompanhe a entrevista do Ten. Cel. Braga.