Artigo
21 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN
Por: Rosimar Evangelista Dos Santos (Escola Amigo Especial – APAE – ARA)
    Síndrome Down (Down nome do médico inglês Langdon Down que descobriu esta Síndrome. O Dia Internacional da Síndrome de Down foi instituído pela Down Syndrome International com sede no Reino Unido, objetivando contribuir para a conscientização e incentivar a formação de cidadãos. 
       Síndrome de Down não é uma doença, é uma ocorrência genética natural. Quem tem a síndrome sofre de uma alteração no cromossomo 21, por isso também conhecida como trissomia 21. Em vez de apresentar dois cromossomos, a pessoa apresenta três. Esta alteração genética afeta os diversos graus de desenvolvimento da criança. Por isso, a data 21/03 é tão simbólica.
      Desde o nascimento, a criança com a síndrome precisa de estímulos especiais voltados para seu desenvolvimento motor, cognitivo e de linguagem, e para sua sociabilização.
        Em relação á aprendizagem o preconceito e o senso de justiça com relação à Síndrome de Down no passado, fez com que essas crianças não tivessem nenhuma chance de se desenvolverem cognitivamente, pais e professores não acreditavam na possibilidade da alfabetização, eram rotuladas como pessoas doentes e, portanto, excluídas do convívio social. Hoje já se sabe que o aluno com Síndrome de Down apresenta dificuldades em decompor tarefas, juntar habilidades e ideias, reter e transferir o que sabem, se adaptar a situações novas, e, portanto todo aprendizado deve sempre ser estimulado a partir do concreto necessitando de instruções visuais para consolidar o conhecimento. 
       Hoje a APAE – ESCOLA AMIGO ESPECIAL – atende 07 alunos com a síndrome, entre crianças e jovens. A equipe multidisciplinar faz os atendimentos: Educacional e da área da saúde, incluindo: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Assistência Social, todos em busca da garantia de seus direitos fundamentais. Vale lembrar a importância da família, em incentivar a independência do filho, esse processo tem início com a própria aceitação da criança, logo após o nascimento.
       “Acreditar que é possível e oferecer oportunidades, faz toda a diferença”
SUPERAÇÃO Revista APAE- Escola Especial Raio De Sol
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