O Retiro contou com a presença de padres de 23 paróquias pertencentes à Diocese e foi conduzido Dom Paulo de Conto, atualmente bispo da Diocese de Monte Negro, no Rio Grande do Sul.
Dom Paulo refletiu sobre a Vida e Ministério do Presbítero, sua Vocação e Missão, em especial a Fraternidade presbiteral.Os Momentos de Oração foram intensos, com Santas Missas, Adoração, Santo Terço, a Liturgia das Horas e, momento penitencial com a Confissão.
Dom Paulo foi eleito bispo em 24 de julho de 1991 no dia 15 de setembro do mesmo ano, recebeu a ordenação episcopal. Ele foi sagrado bispo pelas mãos de Dom Alberto Frederico Etges.Foram concelebrantes na ordenação Dom Aloísio Sinésio Bohn e Dom Máximo André Biennés, então bispo de Cáceres. A partir da ordenção assumiu o governo da Diocese de Cáceres, sucedendo a dom Máximo.
Em 27 de maio de 1998 foi escolhido pelo Papa João Paulo II para primeiro bispo da recém criada Diocese de Criciúma em Santa Catarina. A posse foi em 15 de agosto do mesmo ano, dia da solenidade da Assunção de Nossa Senhora.
Em 2 de julho de 2008 foi nomeado pelo então Papa Bento XVI como primeiro bispo da recém-criada Diocese de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A posse foi em 06 de setembro. O lema episcopal de dom Paulo Antônio de Conto é Meu vier é Cristo, de Fl 1,21.
Fonte: Diocese de Cáceres / http://pt.wikipedia.org