carregando
logo

Artigo

ARAPUTANGA – Espaços para sepultamentos cada vez mais escassos, no cemitério

home access_time chat_bubble_outlineCidades
FONTE

Se não houver liberação para sepultamentos no novo cemitério, a situação pode, em breve, passar de difícil para desesperadora.

por – Sebastião Amorim - A cidade de Araputanga, enfrenta há anos uma grave escassez de espaço para sepultamento. Em 24 de janeiro de 2013, a Folha de Araputanga publicou uma matéria denunciando a situação crítica do cemitério local, que já estava praticamente lotado. As condições só pioraram ao longo dos anos, e em 9 de maio de 2018 o Ministério Público emitiu uma notificação recomendatória ao prefeito de Araputanga estabelecendo prazos para o problema ser resolvido. Naquela data, a escassez de espaço no cemitério já era visível; então, já havia decorrido mais de cinco anos desde a primeira matéria que publicamos sobre o assunto.

SÓ VAI NO TRANCO MESMO

Empurrado pela notificação do MPE e, pelo risco de um TAC, o assunto começou a tramitar. Em 7 de agosto de 2019, a Folha de Araputanga publicou outra matéria informando que o Executivo Municipal havia requerido junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente a Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação para a construção de um novo cemitério municipal. No entanto, a tramitação e liberação dos documentos parecia estar demorando mais do que o esperado.

 

O QUE FALTA?

Hoje,15 de março de 2023, já se passaram mais de dois anos e meio desde a publicação daquela matéria, o governo municipal já trocou de gestor e, ainda assim, o novo cemitério, ainda não começou a operar. A reportagem da Folha de Araputanga esteve no local do novo cemitério, no Bairro Daury Riva, e encontrou o local gradeado e coberto por vegetação, com apenas alguns postes de cimento para sustentar lâmpadas de iluminação do espaço vazio.

CONDIÇÃO DIFÍCIL

Diante da situação, fica a pergunta: o que falta para o novo cemitério começar a atender a população de Araputanga? Essa é uma questão que os vereadores locais deveriam responder, já que o assunto parece não estar recebendo a devida atenção da gestão. Enquanto isso, o cemitério antigo continua completamente tomado, deixando a população local em uma situação difícil. Se a nova unidade para sepultamento não for liberada, a situação poderá passar em breve, da condição nomeada como difícil, para desesperadora.

 

Quase não há espaços no cemitério municipal de Araputanga ... (folhadearaputanga.com.br)

NOVO CEMITÉRIO - MPE emite notificação recomendatória ao prefeito... (folhadearaputanga.com.br)

ARAPUTANGA - Novo cemitério aguarda licença da SEMA para funcionamento... (folhadearaputanga.com.br)

ARAPUTANGA - Novo cemitério aguarda licença da SEMA para funcionamento... (folhadearaputanga.com.br)