carregando
logo

Artigo

TRANSBORDOU – Forte precipitação 'formou rio' sobre a MT-248 em Águas Claras

home access_time chat_bubble_outlineCidades
FONTE

por – Sebastião Amorim A cidade de Araputanga e região  foi surpreendida por forte chuva que começou na noite de domingo (07/05) e se estendeu de forma intermitente até as 12h30min desta segunda-feira. A precipitação  intensa  impediu o tráfego na MT-248, trecho que abriga a ponte sobre o Córrego Águas Claras, no município de Indiavaí-MT.

A previsão do tempo feita por diversos Institutos, que disponibilizam informações através da web, não acertou a previsão e nem indicou severa quantidade de chuva que cairia na região; houve Instituto que sequer indicava chuvas para o município.

CHUVAS DE MAIO

A intensa precipitação não esperada para o mês de maio, gera duras cobranças aos Administradores municipais, no que diz respeito às estradas vicinais, principalmente em trechos que se tornaram atoleiros cheios de buracos, pela falta de desvio da água no tempo adequado, para não correr no  leito das estradas.

Há cerca de cinco meses que estradas vicinais e frágeis pontes de madeira tomaram o centro da discussão para quem precisa trafegar por tais locais precários.

O POVO VAI COBRAR

O problema voltará a acontecer se os encarregados dos serviços não tomarem medidas adequadas para levantar o nível das estradas vicinais e providenciar desvios para água das chuvas, com objetivo de permitir a trafegabilidade independentemente das condições climáticas.

Há relatos ainda não confirmados que proprietários que residem na Zona Rural, e precisam chegar à estrada que leva a Farinópolis, foram fortemente afetados pela chuva.

Em suma, a forte chuva que caiu na cidade de Araputanga e no território do mesmo município surpreendeu a todos, especialmente os serviços de previsão do tempo, pois, sequer a Defesa Civil disparou alertas de texto, informando da possibilidade de tamanha precipitação para o mês de maio.

15 DIAS

O problema da trafegabilidade não ocorre somente na Zona Rural. Moradores de Bairros Urbanos de Araputanga, onde ainda não ´há asfalto, reclamam das condições das ruas; e não há o que fazer enquanto o período chuvoso não cessar.

Estamos há quinze dias do aniversário da cidade de Araputanga. Se a precipitação continuar, “entrará água” nos preparativos para festa de aniversário, mitigando boa parte do brilho das festividades.