carregando
logo

Artigo

POSTÃO DO CENTRO – Cadeira odontológica quebrada impediu atendimento e usuária procurou o Ministério Público

home access_time chat_bubble_outlineCidades
FONTE

Por telefone o Secretário de Saúde informou que no início do próximo ano, uma nova cadeira deve ser adquirida pelo município; esclareceu também que a cadeira já foi consertada e que o atendimento ocorre regularmente.

por – Sebastião Amorim – Uma cidadã que não conseguiu atendimento no consultório dentário no Posto de Saúde Municipal, do Centro de Araputanga, procurou o Redator deste Site, para denunciar o fato.

De acordo com a informante, o atendimento não foi prestado por conta de questões estruturais; a antiga cadeira odontológica que deveria  acolher a  paciente para atendimento, estava quebrada.

Com o artefato quebrado, não foi possível ao  profissional atender à demanda. Todavia, a paciente não ficou de braços cruzados; ela apresentou fotos da malfadada cadeira que estaria quebrada, informou o fato à Redação da Folha visando informar outros cidadãos que possam precisar do serviço dentário municipal e, denunciou a falta de atendimento regular, junto ao Ministério Público Estadual, de Araputanga, para que o  Chefe do Executivo adote as medidas necessárias para retomada da prestação do serviço.

CADEIRA DE OUTRAS DÉCADAS?

A lei orçamentaria anual não pode ser peça de ficção; deve elencar recursos que serão disponibilizados para licitar e adquirir, entre outros, móveis, equipamentos, peças, artefatos e todo material necessário para que o cidadão não fique sem atendimento, por absoluta falta de previsão e provisão de recursos estruturais.

ANOS DE USO

Para calar a questão seria interessante à municipalidade informar: há quantos anos se utiliza a mesma cadeira odontológica?

A cadeira odontológica que  recebe  pacientes tem apresentado repetidos problemas que impedem o atendimento regular?

Não estaria na hora desse “instrumento” ser substituído?

Quanto custa uma cadeira odontológica nova?

DINHEIRO NÃO FALTA.

Dinheiro ao município não falta. Somente em 2022 o município recebeu no período janeiro a agosto R$59.989.766.

Já no período janeiro de 2021 a agosto de 2022 o montante de dinheiro  já recebido pelo gestor de Araputanga  é de R$ 127.875.062,25.

O QUE DIZ O SECRETÁRIO?

Na manhã desta quarta-feira (19/10), por telefone, procuramos o Secretário Municipal de Saúde, Senhor Hudson Cunha para obter informações sobre a questão.

O Secretário confirmou que a cadeira odontológica  apresentou problemas que impediu temporariamente o atendimento, todavia, o reparo já foi feito e o atendimento segue regularmente.

O Secretário informou ainda que no início de 2023 será licitada e adquirida uma cadeira odontológica nova, para substituir a velha cadeira que tem apresentado defeito.