carregando
logo
  • Notícias
  • Cidades
  • Videos
  • Audios
  • Coberturas
  • Tempo
  • Contato
  • Video

    “Nova Independência?” – Araputanguenses prometem manifestação dia sete de setembro

    home access_time chat_bubble_outlineColunas
    FONTE

    A passeata de manifestação pela liberdade está prevista para ocorrer a partir de 16h00min.

    Por – Sebastião Amorim - Organizadores da manifestação de sete de setembro em Araputanga, ultimam os preparativos e se mobilizam no sentido de conquistar adeptos para a passeata prevista para a tarde do dia da Independência do Brasil.

    Camisetas simbolizando o movimento, pit stop para adesivar  veículos, bandeiras do Brasil, produção e compartilhamento de vídeos em Redes Sociais, ocorrem há alguns dias.

    Um veículo equipado com sonorização de boa qualidade, portando a Bandeira Nacional e adesivo amarelo,  com os dizeres  “Supremo é o povo” vem percorrendo ruas araputanguenses, convidando populares à manifestação.

    Fontes confiáveis informaram à Reportagem da Folha que a passeata/carreata pela liberdade no sete de setembro, partirá das imediações do Recinto de Festa do Peão, no Bairro Cidade Alta.

    Aqueles que  participarão da carreata/motociata/passeata começarão a se movimentar para o desfile,  às 14h00mins, com partida às 16h00min do feriado nacional.

    A manifestação ocorrerá em dia de grande significação para todo o povo brasileiro, e em apoio às bandeiras de liberdade de expressão, levantadas principalmente por seguidores  do presidente Jair Bolsonaro, que parecem ter encontrado eco no desejo de liberdade da população.

    POSSÍVEL ORIGEM DO MOVIMENTO

    Talvez o movimento tenha sido desencadeado inconscientemente por Autoridades da instância máxima da Justiça Brasileira, que instituíram o “Inquérito das Fake News”, nomeado pelo então Ministro da Corte Marco Aurélio Melo, como “Inquérito do Fim do Mundo”.

    Tudo indica que o entendimento popular, quanto à  liberdade de opinião, opõe-se frontalmente àquilo que Ministros compreendem e definem a questão, em oposição à prática, difundida especialmente em meios virtuais, materializando em ordens de busca e apreensão, perpetrados contra alguns artistas, cidadãos comuns, youtubers, políticos e representantes de classes diversas.

    Aparentemente por tal motivo,  jornalistas foram ou estão presos e, da mesma forma, quem tem imunidade parlamentar a exemplo do deputado federal Daniel Silveira.

    Dentre os detidos atualmente estão Roberto Jeferson, presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e, youtubers passaram a ter canais bloqueados e ou demonetizados, passando a falar com causa, que estão sob perseguição, no seu direito de livre expressão constitucional.

    MAIS PRISÕES

    No sábado (04/09), foi decretada a prisão preventiva de um jornalista cearense e do líder dos caminhoneiros, conhecido como Zé Trovão; este último, gravou vídeo onde declara que só se entregará no dia 07 de setembro; ele é considerado foragido.

    OITIVA

    Também foi determinada a oitiva ocorrida neste  domingo, da  deputada federal Carla Zambeli, para apurar se houve interferência ou não, do presidente Jair Bolsonaro, na PF.

    CONSOLIDAÇÃO

    Na medida em que as investigações e prisões se avolumam contra aqueles que insistem em utilizar da liberdade para falar certos temas, especialmente contra a segurança do sistema eleitoral, ou contra algumas autoridades, o assunto ganhou notoriedade, a julgar pelas manifestações virtuais e pelo barulho das ruas, conquistou legião de adeptos, que não parecem temer consequências jurídicas.

    CAMINHONEIROS

    Pelo cenário difundido nas Redes Sociais, caminhoneiros, produtores rurais e, na esteira destes, outros segmentos da sociedade podem adotar paralização para os próximos dias.

    Em direção à Brasília-DF caravanas de homens que “governam o volante” anunciam que podem repetir a paralização  de 2015 fazendo exigências; se a promessa se concretizar, pode haver desabastecimento e, insatisfação da população, como nas multidões que ganharam as ruas, nas Jornadas de maio de 2013.