Artigo
Evo Morales renuncia à presidência na Bolívia
por - Sebastião Amorim - Evo Morales, presidente da Bolívia anunciou sua renúncia neste domingo 10/11/2019.
A renúncia ocorre dias depois de vencer de forma suspeita mais um mandato para continuar no poder, como presidente boliviano. As suspeitas de fraudes desagradou a população que passou às ruas de forma ininterrupta, enfrentando a máquina de segurança que protegia o presidente, até que a Polícia boliviana aquartelou-se.
Evo anunciou sua decisão depois do chefe das Forças Armadas Bolivianas, recomendar a renúncia do presidente. Outro que renunciou é Álvaro Garcia Linera que ocupava o cargo de vice-presidente. Pelo menos um governador boliviano, também entregou o cargo neste domingo.
O comunista Juan Evo Morales Ayma, nascido em 26/10/1959 era líder sindical dos cocaleros, agricultores que cultivam a planta da Coca, disputou a presidência no ano 2002, quando ficou em segundo lugar, vencendo as eleições presidenciais no ano 2005 e desde então não deixou o Poder; para concorrer na última eleição encontrou um meio de legitimar sua inscrição no sistema eleitoral, no que seria derrotado caso não houvesse fraude. A fraude foi reconhecida pela OEA
 
            


 
                                                 
                                                