carregando
logo

Artigo

ARAPUTANGA – Máquina pesada descontrolada, por problema mecânico

home access_time chat_bubble_outlineCidades
FONTE

Uma máquina velha e pesada, de propriedade da Prefeitura Municipal de Araputanga, quebrou uma parte mecânica, fazendo o operador perder o controle da direção, sair da via púbica, subir o meio-fio e só parar quando a parte traseira da velha máquina, foi suspensa por um toco de aroeira, de aproximadamente sessenta centímetros de altura.

O operador trabalhava nivelando o serviço tapa-buraco que aconteceu na Rua Joaquim Nabuco, próximo às emissoras de Rádio da Cidade.

Ao terminar o serviço de frente à algumas residências, o operador já fazia movimentos para conduzir a máquina até ao pátio do barracão de obras, da Prefeitura, quando, em frente à entrada que leva aos estúdios da Rádio, houve quebra de parte mecânica.

Por “sorte” ou providência divina, a ocorrência acidental se deu no espaço em que a máquina avançou e encavalou sobre o toco de aroeira, pois, se tal fato ocorresse em frente à alguma das residências onde o buraco no asfalto, foi nivelado na via pública, a máquina poderia inclusive atingir parte da moradia de alguma família, quiçá, não colhesse pessoas de surpresa, fato que poderia resultar em tragédia.

O próprio operador poderia ter sua vida em risco se, descontrolada pela causa mecânica, a máquina avançasse vinte e cinco metros, pois, cairia dentro do Córrego da Garrucha, cujo aterro do bueiro, rompido no ano passado, interditou a via por 112 dias seguidos em 2022.

OUTRO CASO

A Folha de Araputanga publicou, em 06 de maio de 2013 (há 3347 dias), outro fato semelhante ao que ocorreu hoje. Naquela ocasião, uma pá carregadeira, também de propriedade da Prefeitura de Araputanga, colidiu com um veículo novo, parado no estacionamento de um mercado à Avenida 23 de maio, cerca de duzentos metros do fato ocorrido hoje. À época a reportagem apurou que a máquina  também teria problemas mecânicos relacionados aos freios; o operador deixou o volante e, em seguida a máquina que estava parada, favorecida pela inércia do declive movimentou sem condutor, parando na colisão que, por sorte, não atingiu nenhuma pessoas.

FERRO VELHO?

Tendo arrecadado mais de sessenta e sete milhões em 2021 outros trinta e cinco milhões no período janeiro a maio de 2022 já está mais que na hora do Poder Executivo leiloar velhos equipamentos que podem ser vendidos até para o ferro velho, como sucata (se não encontrar interessados), investindo o recurso público em frota nova para substituir máquinas obsoletas. Se há dinheiro para shows e outras atividades relacionadas a Arte, também é preciso planejar para a estruturação do trabalho do dia a dia.

MÁQUINA PESADA, NOVINHA

A propósito, não é oficial, porém, a reportagem apurou que uma máquina novinha, que ainda não entrou em serviço foi adquirida pelo Poder Executivo e estaria na Secratira de Obras. Quem sabe não esteja na hora de aposentar equipamentos pesados que produzem dores de cabeça e elevado custo de manutenção.

LEIA E RELEMBRE

Desgovernada pá carregadeira da Prefeitura de Araputanga colide com veículo novo