Artigo
ARAPUTANGA: Fumaça de queimada urbana perturba população
A proibição do uso do fogo está em vigor durante todo o ano em centros urbanos.
Por – Vanderson Oliveira - Durante a noite de quarta-feira (10/06), circulou fotos em grupos de WhatsApp do município, onde os relatos e as imagens informavam que populares atearam fogo em uma área de pastagem, próximo ao Mosteiro Nossa Senhora das Alegrias, no bairro Cidade Alta.
A fumaça, originada na prática indevida de queimada, em lotes urbanos, perturbou e prejudicou a saúde de membros das famílias que residem no Bairro Cidade Alta e adjacências.
Neste período de pandemia causada pelo coronavírus, doença esta que causa síndrome respiratória, as queimadas urbanas certamente contribuem para o agravamento do quadro respiratório de pessoas que contraiam o vírus.
QUEIMADA URBANA PROIBIDA
A proibição do uso do fogo está em vigor durante todo o ano em centros urbanos. Na zona rural, o período proibitivo iniciará este ano, no dia 01 de julho e se estendera até 30 de setembro.
A proibição está amparada em Decreto do Governo Estadual, que desautoriza o uso do fogo para limpeza e manejo do solo.
Apesar do decreto que sujeita o infrator à condenação de seis meses a quatro anos de prisão e, ao pagamento de multas entre R$1 mil a R$7,5 mil por hectare queimado, mesmo em área urbana, ainda há quem insista na prática de colocar fogo no mato/capim.
De acordo com o clima tempo hoje (11) em nosso município, a umidade relativa do ar está prevista para baixar à mínima de 27% quando o percentual ideal para saúde humana é de 60%.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
ARAPUTANGA – Responsável por queimada urbana pagou três mil reais de fiança
ARAPUTANGA: Fumaça de queimadas em loteamentos urbanos perturba população


