carregando
logo

Video

ALERTA - Vídeo do Ara_news traz informação que precisa ser investigada

home access_time chat_bubble_outlineCidades
FONTE

“Já ouvimos até falar sobre estar tirando o corpo da gaveta para colocar outro” e, pergunta... será que a população vai apoiar esse tipo de coisa?”.

por – Sebastião Amorim – Há denúncias que não podem esperar e requer pronta instauração do processo legal de apuração para comprovar ou refutar o assunto denunciado. Vereadores, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e talvez o Ministério Público, deveriam investigar se de fato procede a informação que o apresentador do Canal Ara_News trouxe, enquanto entrevistava o Presidente da Câmara Municipal de Araputanga.

DO QUÊ SE TRATA?

Aos dois minutos e quarenta e cinco segundos da entrevista, após o vereador Paulo Cesar F. Xavier (o Paulo Gato), dizer que “o cemitério estar superlotado e, não tem mais como continuar enterrando nossos entes queridos nesse cemitério”, o apresentador comenta que “há rumores na sociedade que já estariam colocando um corpo em cima do outro, quatro cinco ou seis no mesmo lugar”.

HIPÉRBOLE?

O relato é trágico e fica mais gritante quando o apresentador continua a contextualizar, antes de voltar o microfone ao entrevistado: “Já ouvimos até falar sobre estar tirando o corpo da gaveta para colocar outro” e, pergunta... será que a população vai apoiar esse tipo de coisa?

Ao final da entrevista, o vereador “Paulinho Gato” dá testemunho que esteve nos quatro últimos sepultamentos ocorridos há poucos dias e declara que já foi questionado para responder perguntas indigestas como: até quando vamos ficar na atual situação, sem espaços adequados para novos sepultamentos?

ARA_NEWS e ARAPUTANGA NEWS

O Ara_News é um canal do Youtube que trabalha principalmente notícias locais, até agora divulgando fatos de Araputanga. O Canal compartilha os vídeos também no Facebook, plataforma onde é chamado de Araputanga News.

Ambos os canais são recentes, todavia, já são diversas as postagens de vídeos com os mais variados assuntos que estão velados aguardando providências. Ao que parece, o trabalho desenvolvido por Tony Carlos em ambos os canais, parece estar ganhando adesão nas Redes Sociais.

FURO DE REPORTAGEM?

Sendo novo ou não, pouco importa. O que conta na verdade é a qualidade da informação. Por tal motivo talvez as pessoas investidas de Autoridade, deveriam investigar o fato, pois, se proceder, a notícia terá sido um furo de reportagem, jargão usado no Jornalismo para informação publicada em um veículo de comunicação, antes de todos os demais.

Para ganhar credibilidade toda publicação deve ser verossímil. Acreditamos que o apresentador deve ter investigado a questão e tenha fontes para comprovar o que disse.  Essa linha de raciocínio coloca a Gestão Pública em um dilema: se não proceder, a informação será desqualificada e o apresentador perderia credibilidade, no entanto Se de fato proceder a informação algumas perguntas precisarão encontrar urgente respostas:

1 – O que estaria sendo feito com os restos mortais, supostamente retirados?

2 – Quem estaria autorizando tal procedimento?

3 – Os familiares das pessoas sepultadas foram comunicados?

4 – Há testemunhas da “exumação”? Se não há, o processo foi documentado por imagens ou fotos?

5 – Tem autorização judicial para o ato?

VIOLAÇÃO?

Para abrir uma sepultura, gaveta ou jazigo, é necessária autorização judicial e, a família precisa ser comunicada com pelo menos 30 dias de antecedência. Se nenhum membro da família quiser acompanhar o ato, é necessário que seja documentado por fotografias ou vídeo.

Clique aqui e veja o vídeo do Ara_News

MATÉRIA RELACIONADA

ARAPUTANGA – Espaços para sepultamentos cada vez mais escassos, no cemitério