O Incra começou nesta terça-feira mais uma etapa para a transformação da Gleba Zambam em Projeto de Assentamento. Durante todo o dia ocupantes da área estão sendo ouvidos na entrevista que serve como triagem para definição de quem será assentado.
Nesta terça, a previsão era de atender 100 pessoas, no Centro de Eventos Lourenço Nambikwara. A triagem prossegue na quarta e quinta-feira, a partir das 8 horas, no mesmo local. Em cada um dos dias mais 120 pessoas serão ouvidas. Para facilitar o atendimento, o Incra organizou a entrevista com a distribuição de senha por ordem de chegada.
A entrevista é para aqueles que foram cadastrados em uma primeira visita do Incra na área. Todas as informações serão enviadas para Cuiabá e Brasília, onde o órgão define as famílias que formarão o assentamento. Ao todo, 340 famílias foram cadastradas na primeira etapa.
O processo de criação do assentamento na área se iniciou em março, quando em Audiência Pública, os ocupantes fizeram um acordo com o Incra e o proprietário da terra, Zenor Zambam, de que seria criada uma área de reserva legal permanente, pertencente a todas as demais propriedades.