carregando
logo

Artigo

PSD nasce com 50 prefeitos; PP fica sem 13 e PPS 9; veja lista exclusiva

access_time chat_bubble_outlinePolítica
FONTE

 

PSD nasce com 50 prefeitos; PP fica sem 13 e PPS 9; veja lista exclusiva

Romilson Dourado

   Atualizada às 18h25 - Na mesma semana que nasceu, o Partido Social Democrático, conduzido pelo cacique político José Riva, já ganha robustez e "abocanha" 50 prefeituras das 141 existentes em Mato Grosso. O Blog do Romilson fez levantamento exclusivo e traz abaixo a lista dos gestores que estão migrando para o PSD. As regiões que mais terão prefeitos no novo partido são o Nortão, com filiação de 15, e o Araguaia, que registra adesão de 12. O maior município com prefeito envolvido no troca-troca partidário é Várzea Grande. Tião da Zaeli deixou o PR.

   As lideranças estão na contagem regressiva para filiação, cujo prazo de um ano antes das eleições se encerra na sexta (7), Por isso, a cúpula do partido está promovendo atos esta semana em diferentes regiões para receber as adesões. Os prefeitos estão optando pelo PSD por algumas razões, entre elas a tentativa de buscar, em outra sigla, espaço para disputar reeleição, fuga de conflitos internos nos partidos onde estavam militando e a segurança jurídica de, mesmo com a regra da fidelidade partidária imposta pelo TSE, não perderem a cadeira porque há brecha que permite filiação a partido novo, que seria o caso do PSD.

    Quem mais perde prefeitos para o novo partido, inclusive por região
    PP - 14       PPS - 9        PR - 8      DEM - 8        PT - 3       PSDB - 3       PMDB - 2       PV - 1           PTB 1         PSB - 1

   Enquanto o PSD se torna o maior do Estado em número de gestores e de outros ocupantes de cargos eletivos, com cooptação oriunda de praticamente todos os partidos, outras agremiações perdem força. O PP, ex-partido de Riva, tem agora 14 prefeitos a menos. Todos eles foram para o PSD. O segundo maior desfalque está no PPS, do deputado estadual Percival Muniz, com perda de 9. O PR do ex-governador e senador Blairo Maggi deixa de comandar 8 prefeituras e, o PMDB do governador Silval Barbosa, 3 municípios.

   Até o PT não conseguiu "segurar" três prefeitos. Valdecir Kemer, o Gauchinho (Jangada), Jamar Lima (Nova Brasilândia) e Jair Podavin (Conquista D´Oeste) deixaram a legenda petista e estão agora no PSD, pelo qual buscarão novo mandato. O PTB perdeu o prefeito Gercino Caetano (Nova Xavantina). O PV fica sem Orodovaldo de Miranda (Carlinda).

    O PSDB, que até 2002 detinha a maioria das prefeituras, chegando a 55, e hoje registra menos de 5, perde outros três, sendo eles Milton Geller (Tapurah), Vantuil Ribeiro (Campinápolis), que ocupa a cadeira interinamente, devido ao afastamento de Altino Vieira, que também mudou de legenda (PR para PSD) e Dirceu Comiran (Campos de Júlio.

    Conforme a lista das novas filiações, cinco são prefeitas: Jaqueline Soares (Ponte Branca), Railda de Fátima (Nova Nazaré), Nelci Capitani (Colniza), Beatriz de Fátima, a Bia (Nova Monte Verde) e Maria Manea (Lambari D´Oeste).


 Nesta relação de prefeitos que estão aderindo ao PSD devem ser incluídos ainda os nomes de Flávio Daltro (ex-PP), de Chapada dos Guimarães; de Gilmar Mocellin (ex-DEM), de Guiratinga; e de Gerson Rosa (ex-DEM), de Pontal do Araguaia

http://www.rdnews.com.br/blog/post/psd-nasce-com-50-prefeitos-pp-fica-sem-13-e-pps-9-veja-lista-exclusiva

Fonte: