Mato Grosso recebe mais uma ferramenta de reforço às ações governamentais na região de fronteira, o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F), que será instalado nesta segunda-feira (05.12) pelo vice-presidente da República, Michel Temer e autoridades federais e estaduais, em Cáceres.
Na avaliação do deputado estadual Airton Português (PSD), que representará a Asssembleia Legislativa no evento, o GGI-fronteira é mais uma ferramenta de apoio ao trabalho do Comitê Estadual de Políticas Públicas para a Faixa de Fronteira, coordenado pelo Governo do Estado com a participação dos 28 municípios da região, órgãos públicos e parlamento estadual.
“Nossa fronteira necessita de reforço para viabilizar projetos que possam inibir a situação de vulnerabilidade social que, infelizmente afeta a vida de jovens e de suas famílias e levam para a criminalidade. Ressalto que não apenas a segurança deve ter um olhar mais atento do Estado brasileiro, mas outras áreas prioritárias como a educação e saúde na região devem receber a mesma atenção”, destacou o parlamentar, que é membro do Comitê pela Assembleia é autor da indicação ao Poder Executivo que resultou na reativação do grupo, criado há 11 anos para trabalhar ações e cooperação binacional entre Mato Grosso e a Bolívia.
Português ressalta ainda a necessidade de instalação de uma base área na região para ampliar a fiscalização em toda a extensão, que compreende mais de 900 quilômetros, sendo 200 destes, de área alagada e dar apoio operacional às forças de segurança pública como Exército, Polícia Rooviária Federal, Gefron e Polícia Federal.
“Estamos num momento bastante oportuno, pois o Governo Federal está investindo nas políticas de fronteira, capitalizando recursos para melhorar a segurança, ainda vulnerável, e traçar políticas públicas de desenvolvimento integrado”, finalizou o deputado.
A instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira está prevista no Plano Estratégico de Fronteira, lançado em junho deste ano pelo Governo Federal. O objetivo do Plano é a redução dos índices de criminalidade e o enfrentamento ao crime organizado por meio da atuação integrada das instituições, além da cooperação com os países que fazem fronteira com o Brasil, no fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão aos delitos transfronteiriços e aqueles praticados na faixa de fronteira brasileira.
A cerimônia de instalação do GGI-F será às 18 horas, na sede do Batalhão de Fronteira de Cáceres. A chegada das autoridades será a partir das 15h30, no Aeroporto Nelson Dantas.