carregando
logo

Artigo

ARAPUTANGA: Lago Azul amanheceu com 'água verde'

access_time chat_bubble_outlineColunas
FONTE

As águas do Lago Azul, cartão postal de Araputanga, amanheceram neste sábado 22 de outubro, com coloração verde. No passado o Lago recebia atenção e cuidado do ex-vereador Ilídio que, nessas condições, sabe o tipo de providência a ser adotada. 

JÁ HOUVE CARDUME 

A enorme represa criada a partir de um filete de água exibia cardumes e sempre foi considerada cartão postal da cidade, apesar de, nos últimos anos, o número de peixes praticamente ter desaparecido; os cardumes se foram e com ele, desapareceu também, a população que tanto admirava a vida lacustre e levava alimentos como pão francês e algumas frutas, altamente disputado pelos peixes. 

FALTA OXIGÊNIO? 

A falta de oxigenação e a suposta proliferação das algas pode ser a causa da coloração fora do tom no Lago; alguma vida que ainda resta no ambiente pode estar seriamente ameaçada caso a coloração esverdeada não seja contida. 

Por enquanto não há relatos de peixes mortos, como ocorreu em 19 de fevereiro de 2015; talvez, porque realmente o número de peixe esteja reduzidíssimo ou porque o problema visto a olho nu, ainda não os afetou. 

LAGO COBIÇADO 

Quando a população frequentava o local, o Lago era objeto de cobiça e de disputa velada. Entre os que não contribuíam para manutenção daquele ambiente, existiam aqueles que se manifestavam favoráveis à liberação da pesca, disfarçadamente outros supostos depredadores lançavam o anzol, ou ludibriavam a segurança, pescando à sombra da noite.  

O tempo passou, como tudo passa! Atualmente as famílias não frequentam o local, não se vê praticamente quase ninguém admirando a paisagem, nem mesmo quando a água se torna verde, como hoje (22). 

COM A PALAVRA OS BIÓLOGOS 

Na busca de explicações para a mudança na cor da água do cartão postal araputanguense, talvez algum estudioso se manifeste para defender tão bela paisagem, cujas águas às vezes exala odor fétido, denunciando que algo está fora da normalidade.  

A reportagem da Folha pretende apenas noticiar o fato do Lago Azul  se tornar lago verde; isso atrai a indignação de muitos que ainda sonham com a conservação do local. Que em 2017 o mude o status das causas que levam à atual cooração do lago. Com a palavra os biólogos, entendidos no assunto. 

POR QUÊ?
Surgem peixes grandes, mortos, nas águas do Lago Azul