Artigo
ENTREVISTA: Promotor de Justiça faz balanço do trabalho no Ministério Público de Araputanga
A Promotoria de Justiça de Araputanga terá, a partir de segunda-feira (21), uma promotora como representante do MPE na Comarca. Em vista da promoção e da transferência do promotor Dr. Saulo Pires de Andrade Martins, para Comarca de Comodoro-MT, a reportagem da Folha o procurou, ontem (17), para um balanço dos trabalhos desempenhados sob seu comando. OUÇA AQUI A ENTREVISTA CONCEDIDA PELO PROMOTOR.
Entre as perguntas levantadas pela reportagem estão:
01 - Qual o balanço que o promotor faz do trabalho desempenhado à frente do MPE, em Araputanga?
LIMINARES OBTIDAS
02 - A pedido do Ministério Público, a Justiça expediu liminares determinando ao Executivo:
A – Restabelecimento do fornecimento regular de água e de água de qualidade à população;
B – Plano de coleta seletiva do lixo; lixão com aterro controlado e, entre outras providências controle do acesso ao lixão;
C – Controle da venda de carne no comércio e feira;
D – Exames laboratoriais da população para verificar o percentual de habitantes que podem estar doentes por ingestão de carne contaminada;
E – Acessibilidade dos prédios públicos, entre outros assuntos;
Doutor, essas liminares estão tendo seu cumprimento efetivo?
OS TACs
03 – Os TACs estabelecidos com o Poder Público, como a questão das calçadas, Postos de Saúde, Informações completas ao cidadão, nos sites da Prefeitura e da Câmara Municipal... quando esses TACs devem promover melhoria na vida do cidadão?
ESTRUTURA INCOMPLETA
04 – A sociedade araputanguense pode estar diminuída quando a Comarca não tem um magistrado fixo e, ao mesmo tempo, a Polícia não conta com um delegado. Esses assuntos não têm relevância para manutenção da ordem e o cumprimento da Lei, Doutor?
05 – Em setembro/2015, a promotoria passou a investigar através de Portaria, a carência e até a ausência da iluminação pública em determinados locais de Araputanga. Esse inquérito está encerrado?
O EXECUTIVO AFASTADO
06 – Liminar da Justiça, obtida a pedido do Ministério Público afastou do cargo o prefeito Sidney Salomé; ele voltará à cadeira de prefeito de Araputanga?
DENÚNCIA ARQUIVADA
07 – Em janeiro/16, uma denúncia contra o prefeito em exercício teria chegado ao MPE de Araputanga. Os denunciantes acusavam o prefeito atual, de manter negócios com duas empresas que levou ao afastamento do prefeito, desde 2015. Esse assunto contra o prefeito Paulo Abrão, está sendo investigado ou a denúncia não procede?
NOVA PROMOTORA VEM DE MARCELÂNDIA
08 – Quem assumirá o comando da Promotoria de Araputanga?
ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS HORROROSAS
09 – A nova promotora terá muito trabalho, na avaliação do Senhor?
10 – Agradecimentos.
VOLTA DE SIDNEY
Durante a entrevista ficou claro que o prefeito afastado Sidney Salomé tem prazo determinado para voltar ao comando da prefeitura municipal de Araputanga. No desenvolvimento da entrevista o promotor revelou que vê com preocupação o assunto, pois, já se deveria ter começado as instruções processuais nas ações de improbidade e completou: há outras ações de improbidade que serão deflagradas, ainda.
 
            

 
                                                