carregando
logo

Artigo

COMODORO JÁ TEM INTERNET GRÁTIS FUNCIONANDO

access_time chat_bubble_outlineCidades
FONTE

 

 

A queda nos preços, as condições de financiamentos nas próprias lojas e os planos de incentivos do governo para algumas classes sociais aliados da isenção de impostos para tecnologia em informática permitiram que boa parte da população pudesse adquirir um computador.

Todavia, na atual conjuntura em que a internet já está disponbilizada nos smartphones para quem pode pagar por ela, pouco adianta ter um computador desplugado da web, um luxo que para muitos ainda demorará por longa data.

Mas essa dificuldade é possível ser superada. Sem dúvida, foi essa a visão do verador Paulo Abrão, quando fez a indicação ao Executivo de Araputanga para que implantasse a internet sem fio (Wi-Fi) para a população, a final, pagar em média cerca de R$100,00 Reais mensais para ter uma linha telefônica e Adsl não é para todas as camadas sociais. Sabendo que o Diário de Comodoro publicou uma matéria apontando a gratuidade para conexão à rede mundial de computadores, pedimos autorização à autora da matéria para reprodução aqui na Folha de Araputanga.  A matéria completa você lê a seguir:

A administração municipal de Comodoro, já está disponibilizando para os usuários residenciais, o serviço de Internet gratuita. Através de uma antena instalada na empresa Premiun Informática, localizada na Rua Espírito Santo, ao lado da Dular, o sinal está sendo gerado.

A Premiun é contratada para prestar todo o serviço na área. Os equipamentos adquiridos são de última geração e vão permitir que todos os órgãos da administração municipal estejam interligados, beneficiando principalmente a área de saúde.

O prefeito Marcelo e o então secretário de Adminisitração Jair Teodoro, estiveram em Rondônia, acompanhados dos técnicos, conhecendo um sistema instalado e operando.

Desde então fizeram contatos com outros prefeitos para obter mais informações e começaram os preparativos para oferecer esse benefício em Comodoro. A diferença é

que na cidade de Alto Alegre dos Parecis, em Rondônia, por exemplo, o sistema ainda não tem acesso à fibra ótica. Em Comodoro tem fibra ótica e portanto o sinal será bem melhor.           

Além da cidade, o sistema vai atender, por enquanto, as comunidades rurais de Macuco, Alvorada e Miranda, que já possuem estrutura para receber.

 

A Educação já está com um sistema funcionando e em breve, a exemplo do que acontece com as escolas estaduais, as municipais também terão os diários de classe informatizados, além do acesso às informações.

A Internet grátis não vai ser oferecida aos estabelecimentos comerciais, apenas para residências particulares. O objetivo é que também tenha um sinal liberado para a praça, onde as pessoas poderão, a exemplo do que já acontece em outras cidades, utilizar através de um notebook.

Neste primeiro mês, para ter acesso, os interessados deverão procurar a loja da Premiun, na Rua Espírito Santo, ao lado da loja Dular, cadastrar uma senha e virar a sua antena para a antena da loja. Assim que passar esse período, que vai ser para avaliar o sinal, que é capaz de manter com a mesma qualidade mesmo se houver até 1.800 usuários ao mesmo tempo, o cadastro deverá ser feito na prefeitura, setor de tributação, mediante a comprovação de que o pagamento do IPTU está em dia.

Esse critério de ligar a disponibilidade de Internet Grátis ao IPTU é o mesmo usado       em outros municípios e deverá ser renovada a senha a cada ano, acompanhando a quitação do IPTU.

Segundo o secretário Jair, que coordena a instalação desse benefício desde o início, esse sistema de Internet gratuita foi disponibilizado através de recursos próprios da prefeitura, pois o custo não é tão alto ( em torno de 30 mil reais), diferente do programa do Governo Federal, chamado de Cidade Digital, que tem um custo aproximado de R$100 mil reais e que atualmente está suspenso.

Segundo os técnicos Lincoln e Marlon, da Premiun , responsáveis pela instalação, a população terá acesso a todos os melhores links disponíveis na região, tudo já está homologado pela ANATEL e basta ter uma antena e retirar a senha, para ter acesso.

Durante esses primeiros meses, vai ser analisado o número de usuários, a qualidade do sinal, a rapidez e, se necessário, serão instaladas outras antenas, em outros locais da área urbana, para que chegue a todos um serviço com a mesma qualidade. Maiores informações poderão ser obtidas na loja.

O jornal acompanhará mais essa prestação de serviço à comunidade e informará.

 

Fonte: Diário de Comodoro - Autora: Cenira de Freitas Oliveira. Colaborou com informações sobre a matéria - Verador Paulo Abrão.