“Um país se faz com homens e livros” era isso que o escritor Monteiro Lobato acreditava, e nós, da Escola Costa Marques concordamos totalmente com ele, de que a leitura de bons livros ajuda a formar homens e mulheres de bem.
Sonhamos com uma Escola que consiga despertar todos os alunos para o prazer da leitura e da escrita, e sabe-se que por mais que isso pareça difícil, “Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira, mas tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum.” (Monteiro Lobato).
E por acreditar que a leitura e a escrita são essenciais para o desenvolvimento dos nossos estudantes é que professores e alunos do 5º ao 9º anos participaram da Olimpíada de língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2014, nas categorias Poema, Crônicas e Memórias Literárias.
Após as seletivas escolar, municipal e estadual, o texto da aluna Kálita Rodrigues do 9º ano C foi selecionado entre os 500 melhores do país e os 125 melhores da região.
E é com muita alegria que a Família Costa Marques comemora e parabeniza a professora Sandra Aquino e a aluna Kálita Rodrigues, do 9º ano C, pela classificação na Etapa Regional da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2014.
Após a execução das oficinas de trabalho sugeridas pela Comissão da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2014, os textos produzidos foram selecionados por uma comissão escolar e enviados para a etapa municipal. O texto da aluna foi selecionado na etapa municipal e enviado para a etapa estadual, concorrendo com alunos de todo o estado e região. Nessa etapa, o texto foi novamente selecionado e ficou entre os 125 melhores para concorrer na etapa regional, que será realizada em Porto Alegre nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2014.
De acordo com a organização da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2014: “A Oficina reunirá os 125 professores e 125 alunos semifinalistas de todo o Brasil na categoria Crônica, sendo essa uma boa oportunidade para a troca de experiências. O encontro tem por objetivo principal ampliar as habilidades de leitura e escrita dos alunos. Também haverá atividades de formação para os professores, destinadas a contribuir para a melhoria do trabalho docente”.