Artigo
Paula Sestari é a Educadora do Ano 2014!
R E P R O D U Ç Ã O
Paula Aparecida Sestari, professora da Pré-escola da CEI Odorico Fortunato, em Joinville, a 186 quilômetros de Florianópolis, foi a grande vencedora da 17ª edição do Prêmio Educador Nota 10, realizado pela Fundação Victor Civita (FVC) em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O resultado foi anunciado durante a festa de premiação, realizada na noite do dia 20 de outubro na Sala São Paulo, na capital paulista.
Com o projeto “Baía da Babitonga: nosso berçário natural”, a professora Paula conseguiu transformar a relação das crianças com o manguezal presente ao lado da escola, que antes era visto apenas como um lugar sujo e malcheiroso em que os moradores do bairro jogavam lixo. Após atividades de leitura, pesquisas, visitas, criação de maquetes e até de um passeio de escuna pela Baía da Babitonga, o manguezal se tornou o centro das atenções da turma, que passou a observar e a fiscalizar o ecossistema em uma casinha de madeira elevada que foi construída no pátio da escola.
O desfecho do Prêmio emocionou os 1.500 convidados presentes na sala de concerto, mas foi o clímax de uma verdadeira maratona de quatro dias para Paula Sestari e os demais Educadores Nota 10 de 2014: Ana Cláudia Santos, Andréa de Fátima Dias Tambelli, Angela Maria Vieira, Emanuel Alves Leite, Mara Elizabeth Mansani, Maria da Paz Melo, Marlene Garcia Alves, Monique Godoi Gomes Lescura, Paula Aparecida Sestari e Renata Maria Pontes Cabral de Medeiros.
Antes da festa, a sabatina dos jurados
Na sexta-feira dia 17 de outubro – um dia longo de viagem para boa parte dos vencedores que vieram de outras cidades e estados –, ocorreu a reunião com selecionadores do Prêmio, equipe organizadora da FVC, representantes da Fundação Roberto Marinho e jornalistas das revistas e dos sites NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR. Foi o momento de rever os repórteres que os visitaram para a produção das reportagens sobre os projetos vencedores e, especialmente, de conhecer os selecionadores de suas áreas, com quem conversaram diversas vezes durante a época da seleção.
A descontração do momento, porém, não conseguiu amenizar a ansiedade deles com relação às atividades do dia seguinte. A partir das 9h da manhã do sábado, iniciaram-se as apresentações dos trabalhos no auditório da Editora Abril, em Pinheiros, para a equipe da FVC, para os selecionadores e para os jurados responsáveis pela escolha do Educador do Ano:
-
Claudia Davis, professora titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Educação da PUC-SP e superintendente de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas;
-
Lino de Macedo, professor titular aposentado do Instituto de Psicologia da USP e membro da Academia Paulista de Psicologia;
-
Maria Alice Damasceno, diretora executiva do Instituto Península;
-
Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, professora de História, especialista em gestão de sistemas educacionais e diretora da Fundação SM;
-
Patricia Lacerda, gerente de Educação, Arte e Cultura do Instituto C&A;
-
Rui Aguiar, gestor de programas do Unicef para os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.
Após as falas de abertura de Angela Dannemann, diretora executiva, e de Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da FVC, os vencedores subiram ao palco um a um para apresentar seus trabalhos, ouvir os comentários e esclarecer as dúvidas dos jurados. Uma oportunidade única para todos os presentes, que tiveram renovada a esperança de uma Educação de qualidade no Brasil.
Paula foi a penúltima a se apresentar e, no palco, irradiava um brilho nos olhos cada vez que falava da mudança que viu acontecer em sua turma. Ela contou como enfrentou a dificuldade de não ter uma sala de aula própria – se reunia com as crianças em local aberto e de passagem na escola – e que isso a levou a buscar outros espaços para a realização das atividades permanentes.
Ao contar o passo a passo de seu projeto, ela chamou a atenção dos jurados ao lembrar que levou sua turma para conhecer o berçário da escola, fazendo uma analogia com o “berçário” do manguezal, que garante o crescimento de diversas espécies animais da região. A construção da casinha de observação foi outro ponto destacado pelos jurados, pois ampliaria a noção de mundo das crianças. A professora, então, se disse muito feliz ao perceber que os pequenos passaram a fiscalizar os moradores que jogavam lixo e os alunos que atiravam brinquedos no mangue por cima do muro. Para ela, a Educação Infantil não deve ser composta apenas de brincadeiras – a pesquisa e a exploração são igualmente importantes para o desenvolvimento das crianças.
O domingo, em contrapartida, foi bem mais leve para os Educadores Nota 10. Após ouvirem uma apresentação sobre o novo site Gente que Educa (saiba mais aqui) e gravarem seus depoimentos para o site do Prêmio, eles tiveram a tarde e a noite livres para passear por São Paulo. Passeios a museus e a centros de compras foram os preferidos por eles para relaxar e preparar o coração para o grande dia.
Uma celebração de arrepiar
Enfim, chegou a segunda-feira de premiação. Um dia de muita agito para toda a equipe FVC, que passou o dia finalizando os preparativos. Já no início da noite, no camarim, os vencedores recebiam o apoio de profissionais de beleza no cuidado com o visual e tentavam conter a ansiedade.
Durante a cerimônia, comandada pela jornalista Sandra Annenberg, os convidados assistiram aos vídeos de apresentação dos projetos e ouviram os discursos de agradecimento dos Educadores Nota 10 após receberem os troféus das mãos de vencedores de anos anteriores. Enquanto os jurados se retiravam para decidir o vencedor da noite, a cantora Teresa Cristina subiu ao palco e levantou a plateia com muito samba e MPB.
Hora de anunciar o grande vencedor, e a expectativa toma conta do local. Então, Maria Beatriz Luce, secretária de Educação Básica do MEC, chama Paula de volta ao palco e entrega a ela o troféu de Educador do Ano de 2014.
Fonte:fvc


