O presidente da Câmara Municipal apresentou em plenário, requerimento número 14/2011. O documento trata do pedido de exoneração do Secretário Municipal de Planejamento de Araputanga, Sr. Neimar Sulzbach.
No requerimento lido pelo primeiro Secretário, vereador Paulo Abrão, o presidente da Câmara Municipal afirma que vem recebendo diversas cobranças da população em virtude do fraco desempenho do Secretário de Planejamento na função. Quando colocado para apreciação do plenário nenhum dos vereadores fez uso da palavra, aprovando o documento por unanimidade.
O próprio vereador Ilídio usou da palavra justificando o porquê decidiu redigir o documento. Ilídio disse que “A arrecadação está caindo, as licitações não andam, e muitas pessoas estariam reclamando ao legislador municipal quando este anda pela cidade. O vereador escreve, na segunda página do requerimento que ouve os pedidos para que o Executivo proceda pela troca do Secretário Neimar.
Ilídio disse que quando tomou posse no cargo de Presidente do Legislativo araputanguense avisou ao Neimar que estava no plenário da Câmara que ficaria de olho no empenho e no desempenho do secretário, no exercício da função.
Ilídio afirmou que os secretários teem de trabalhar em conjunto e como vereador, ele não percebe essa união, enfatizando que isso é muito ruim, também, para os vereadores.
Essa decisão Ilídio não tomou sozinho, pois revelou ter consultado os companheiros de partido e pediu apoio de todos os vereadores, embora tenha dito que todos são livres para votar. Ilídio deixou escapar, também, que em relação ao assunto, na reunião realizada à tarde, tomou a palavra e teve de assumir uma postura difícil.
Ilídio, disse ainda, que nada tem contra a pessoa do Secretário Neimar, afirmando que está cobrando desempenho sobre o cargo que o Secretário exerce, porém pediu o apoio dos demais vereadores, mas disse que aquele que não quisesse votar, tudo bem, porque a cada dia que passa aprende a ser mai democrata.
O documento foi colocado em votação às 20h16min, quando recebeu unanimidade. Nenhum vereador defendeu o Secretário municipal de Planejamento, Neimar, nem mesmo o vereador Shiguemitu Sato, líder do prefeito na Câmara.
No tema livre, iniciado às 20h16min o vereador Paulo Abrão fez alerta aos Secretários de Esportes Paulo César Francisco Xavier e ao Secretário de Agricultura Antônio Souza dos Santos. Paulo Abrão disse ainda que gostaria de deixar claro à Secretária de Saúde, Renata Marconi que os médicos não estão cumprindo o contrato de trabalho, porque teem que cumprir o horário e atender bem.