Artigo
Barbosa decreta prisão e quatro mensaleiros já estão na Papuda
Os quatro condenados no julgamento do mensalão que tiveram prisão decretada pelo ministro Joaquim Barbosa, ontem, já estão no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
O deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), os ex-deputados Bispo Rodrigues (PL-RJ) e Pedro Corrêa (PP-PE) e o ex-dirigente do Banco Rural Vinicius Samarane cumpriram a ordem de Barbosa.
Valdemar Costa Neto renunciou ao mandato de deputado já na tarde de ontem e se apresentou diretamente na Papuda. O Bispo Rodrigues também já estava na Papuda por volta das 20h. Há expectativa de serem presos outros dois condenados nos próximos dias: o deputado Pedro Henry (PP-MT) e Rogério Tolentino, ex- advogado de Marcos Valério.
Na Papuda, em local para regime semiaberto, estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-deputado federal Romeu Queiroz (MG) e o ex-tesoureiro do PL, hoje PR, Jacinto Lamas.
Nas celas individuais da Penitenciária do Distrito Federal, onde estão os presos em regime fechado, estão o operador do mensalão, Marcos Valério; seus ex-sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach; e o ex-diretor do Banco Rural José Roberto Salgado. Antes de se apresentar, Valdemar Costa Neto afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comenta decisões do Poder Judiciário.
Após determinar as prisões, Barbosa enviou ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PT-RN) e ao presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, comunicado sobre a prisão de Costa Neto. Os documentos tinham o mesmo teor.
As ordens de transferência da Kátia Rabello e Simone Vasconcelos para cumprimento de pena em Minas Gerais já foram recebidas pela PF. As transferências, entretanto ainda não aconteceram.
Fonte: O Globo.


