Os atletas araputanguense Edimar da Rocha, Lupércio Guilherme e José Vicente Sales competem neste domingo, 18, na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro.
O evento reunirá cerca de 20 mil atletas na zona sul da cidade maravilhosa. A 17ª edição do evento contará com duas provas: 21 kms com início da largada às 8h30m na Praia de São Conrado, e 5km com saída às 8h no Aterro do Flamengo. Os atletas de Araputanga competirão na prova de 21kms. É possível que eles sejam vistos na televisão, pois a competição terá transmissão ao vivo pela TV Globo.
A reportagem da Folha de Araputanga conversou com os competidores. “É a primeira vez que vou competir fora do Estado, vou representar Araputanga na Meia Maratona Internacional do Rio e estou muito ansioso” contou Edimar da Rocha.
O atleta revelou que a vida de atleta em Araputanga é de correria total, pratica quem gosta, porque falta oportunidade e apoio oficial para categoria adulta por parte do município, para participar dos eventos.
Lupércio contou que treina há sete meses e só competiu próximo do município de Araputanga. Ele competiu em dois campeonatos estaduais da Caixa, tendo participado em Cuiabá, Várzea Grande, Comodoro, Pontes e Lacerda e, Mirassol D’ Oeste. Embora ainda não tenha saído vencedor ele sempre está entre os dez primeiros.
Edimar disse também, que ficou entre os dez primeiros na Corrida do Fogo realizada em Pontes e Lacerda e que tem boa expectativa para a competição internacional, neste domingo, 18, no Rio. Ele quer completar a prova abaixo de uma hora e vinte minutos.
APOIO
Incentivadora do esporte a vereadora Stellamaris Otenio estava presente quando a reportagem ouviu os atletas. Ela disse que apoia os dois competidores na medida do possível, como pode. Stella espera que eles cheguem muito bem, porque têm experiência para lutar e vencer.
“O esporte é a melhor forma de colocar nossos jovens e adultos de forma mais humana na sociedade” observa Stella. A vereadora disse que há casos, como o atletismo, que tem o Bolsa Atleta, em que ela não pode ajudar, porque a inscrição no programa lhe impede de apoiar.
Ao lado da vencedora, Stella disse ter orgulho da atleta Nathália Ramalho, que vem levantando o nome de Araputanga no lugar mais alto do pódio. Ramalho competiu no Sul americano na Argentina e, em seguida no mundial na Polônia.
Para apoiá-la Stella disse que batalhou e conseguiu recursos junto às empresas da cidade para apoiar a atleta. A vereadora nomeou Ramalho como “nossa menina de ouro” que representa um incentivo para todos os adolescentes que se apresentam na pista de atletismo do Estádio Márcio Mendes.
MENINA DE OURO
Ramalho disse que graças a Deus sua carreira vai muito bem, graças também, ao apoio da vereadora Stella. Ela observa suas conquistas no Campeonato brasileiro de atletismo, no Sul Americano e no mundial da Polônia. Recentemente Nathália Ramalho conquistou dois ouros, nas provas dos três dos cinco mil metros.
Nos próximos dias 13 e 14 de setembro a atleta competirá em São Paulo, na prova que dará vaga para o Sul Americano do Peru.
QUADRO DE MEDALHAS
No total Ramalho tem 32 medalhas, sendo 27 de ouro e as restantes em prata e bronze e cerca de 15 troféus. Quando lhe perguntamos se o atletismo rende financeiramente para a atleta vencedora ela disse que sim, mas somente no patamar em que está.
Textualmente Ramalho disse que está inscrita em um programa de Bolsa no valor de R$950,00. É um incentivo, mas “Infelizmente nossos governantes, desde o começo do ano, não está pagando, ninguém, no Estado”, contou.
A atleta foi questionada do por que o dinheiro não sai e sua resposta foi contundente ao dizer que os governantes dizem que não têm dinheiro em função das obras da copa. Por fim, Ramalho disse que “Se já está assim, imagina quando chegar a época das Olimpíadas... não vão pagar ninguém”, observa.
Ramalho disse que está trabalhando em seus treinamentos para que possa competir na Olimpíada de 2016 embora ainda tenha “muito chão” até lá.