Enquanto um grupo de mulheres promovia o encontro denominado Mulheraço, na antiga Lanchonete próximo do Lago Azul, por volta de 17h30min, uma grande coluna de fumação despertava atenção, neste sábado (01/09), na direção oeste da cidade de Araputanga.
A reportagem da Folha de Araputanga seguiu a direção da coluna de fumaça no céu percorrendo a estrada vicinal até o aeroporto municipal, porém foi preciso ir mais longe, por que o incêndio era no lixão.
No local, é possível que alguém tenha provocado o incêndio, haja vista que o “olhar de nossa câmera” fotografou o fogo já de grande proporção e, ao mesmo tempo, em todos os lugares do lixão, porém, não percebemos ninguém no local.
Hoje boa parte do chorume que contamina o solo proximo do aeroporto municipal virou cinzas. Com o tempo seco pela falta de chuvas há cerca de 60 dias em Araputanga já é esperado que a falta de política para destinação adequada dos resíduos sólidos termine sendo o fogo, porém, os próprios moradores que produzem o lixo pode terminar sendo vítima da fumaça química que, a depender do vento alcançar a cidade.
Notamos que a coluna de fumaça, seguindo a brisa dirigia-se para Araputanga em direção ao bairro Cidade Alta e imediações. Talvez “a sorte” seja, também, o tempo seco que permitiu que a fumaça se dissipe nas alturas e não concentre em um só lugar.