carregando
logo

Artigo

Esgoto pode ter contaminado água de Córrego próximo ao Curtume em Araputanga

access_time chat_bubble_outlineCidades
FONTE

 

     O Departamento de Água e Esgoto de Araputanga deve vir a público explicar os motivos que substituiu parte da tubulação do esgoto sobre o Córrego Sem Denominação, cujas coordenadas são 15° 30’ 00,50” de latitude Sul e 58° 20’ 14,7” de longitude Oeste no ponto de captação de água por parte do Curtume.

     Esse Córrego, antigamente chamado por alguns moradores de “Córrego da Maria Viúva” pode ter recebido quantidade ainda não divulgada de esgoto in natura.

     O assunto é grave. Informações de fonte ligada ao DAE municipal afirma que a bomba que pressuriza a tubulação está funcionando há cerca de 15 dias, mas, a rede de tubos pode estar entupida, porque ao visitar as  “lagoas” de decantação de dejetos não se vê uma única gota de esgoto bombeado até o local.

     De acordo com a fonte o esgoto já estourou em pelo menos quatro lugares, quais sejam: próximo da Coopnoroeste,  Duas vezes próximo da JBS Friboi e, agora, sobre o “Córrego da Maria Viúva” onde o mau-cheiro e a cor da água indicam que o manancial, sem dúvida, foi contaminando tendo consequências sobre o Ribeirão das Pitas, onde deságua.

     Na tarde de ontem (25/05), os responsáveis por verificar a rede de esgoto fizeram escavação até encontrar a tubulação, em frente da sede da fazenda do Senhor Alcides Vidal Salomé, aonde com uso de furadeira foi feito um pequeno furo na tubulação. Presenciamos um funcionário do DAE introduzir um objeto pontiagudo no orifício feito na tubulação, de onde, naquele momento não saía nada, nem mesmo ar.

     Um engenheiro da Base Dupla Construções, empresa responsável pela construção do esgoto está, hoje, na cidade de Araputanga, para acompanhar e resolver o problema.

     O Executivo municipal revelou, através do palestrante na audiência pública realizada na sede do Crás que, em Araputanga, ninguém tem know-how (conhecimento), para operar o esgoto.  Pessoas ligadas ao mesmo departamento dizem que vão visitar Mirassol D’ Oeste para conhecer o funcionamento e operação do sistema.

CÓRREGO

     Em 23 de janeiro/12 o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda Filho publicou portaria nº 25 outorgando ao Curtume Araputanga, o direito de uso dos Recursos Hídricos para captação superficial, no Córrego Sem Denominação e, lançamento de efluentes no Ribeirão das Pitas.

        De acordo com a portaria, o Córrego Sem Denominação tem como coordenadas geográficas no ponto da captação: 15° 30’ 00,50” de latitude Sul e 58° 20’ 14,7” de longitude Oeste.