Colaboradores da Coordenação de Meio Ambiente da Cemat estiveram em Comodoro (656 km de Cuiabá), no mês passado, para apresentar aos moradores da região o Plano Básico Ambiental (PBA) da linha de distribuição em alta tensão Sapezal-Comodoro. A apresentação foi direcionada às comunidades indígenas Nhambiquara e do Vale do Guaporé, uma vez que as obras da linha de distribuição passarão pelo entorno das terras indígenas. A Cemat mostrou aos índios e à Fundação Nacional do Índio (Funai) o planejamento para reduzir e compensar os impactos causados pela implantação, operação e manutenção da linha de distribuição.
O Plano Básico Ambiental foi elaborado pela equipe da empresa Viveiro Campo Verde, com supervisão da Funai e da Cemat. O estudo ambiental, desenvolvido a partir de informações coletadas diretamente nas terras indígenas, já foi avaliado e aprovado pela Funai. Agora, para dar continuidade às obras na região, a Cemat aguarda que a autorização do órgão federal seja homologada.
A nova linha de distribuição de 138 kV aumentará a disponibilidade de energia no município de Comodoro e cidades vizinhas. De acordo com a analista de Meio Ambiente Fátima de Lima Arruda, que esteve na apresentação do PBA, a linha de distribuição também atenderá às aldeias. "A energia elétrica chegará às comunidades indígenas da região por meio de obras do programa Luz para Todos, que já estão planejadas", disse.
Além das lideranças indígenas, a apresentação do PBA contou com a participação de representantes da prefeitura de Comodoro, Câmara Municipal, imprensa, Organizações Não-governamentais, membros da Funai de Brasília, Mato Grosso e Rondônia.