Artigo
PERGUNTE AO PREFEITO 1 – Em dinheiro, quanto Araputanga já investiu, visando evitar mortes pelo novo coronavírus?
por - Sebastião Amorim - Mais de trinta famílias de Araputanga choram a perda de entes queridos, vitimados pelo vírus Covid-19 de acordo com informações do Boletim Epidemiológico Municipal. Em solo Tupiniquim, o discurso oficial dos políticos do Executivo estadual e municipal tem repetido jargões como fique em casa, use máscaras e álcool em gel, porém, tais medidas parecem não ser efetivas para conter o avanço no número de infectados pelo novo coronavírus.
Decretos estabelecendo e renovando prazos, trazem medidas que fecham estabelecimentos comerciais e em alguns casos, chegam à discutida quarentena para populações sadias. O cenário diáro de novos infectados indica que, ainda não se alcançou o controle desejado sobre a doença.
TEMA E LEMA
A incessante e crescente busca de conscientização da população, em relação à doença. reduziu o discurso da chamada ‘grande mídia’ ao tema “fique em casa” reforçado pelo lema, não há leitos disponíveis nas UTIs.
Consta que para enfrentar a doença, milhões de reais foram encaminhado para domínio dos gestores no ano passado. Como tais recursos foram utilizados? Onde foram investidos? Investiram em leitos de UTIs, onde?.
Números já divulgados infomam que no período março a dezembro/2020 oito pessoas faleceram, vítimas do novo coronavírus em Araputanga. No mesmo período, o Governo Federal encaminhou R$ 5.576.566,40 (Cinco milhões, quinhentos e setenta e seis mil, quinhentos e sessenta e sei reais), para reforçar o caixa da Prefeitura de Araputanga e combater a doença.

QUEM RESPONDE?
Dia 20 de julho/2020 publicamos a matéria “Em recursos financeiros, quanto o Município já investiu no enfrentamento ao Covid-19?”. Essa pergunta permanece sem resposta oficial; amparados na Lei de Acesso à Informação, antes de encerrar o mês de janeiro, o questionamento e perguntas diversas seguiu em pedido de informação ao novo prefeito. Em março, novo pedido de informação foi encaminhando através do e-mail oficial do Chefe do Executivo Municipal; além de uma justificativa à primeira solicitação, até agora o silêncio é a única resposta.
A Redação prepara matéria para informar aos leitores da Folha, quais perguntas foram dirigidas à gestão pública, que deveria ter respondido, de forma objetiva, dentro do prazo estabelecido em Lei.
Não perguntaríamos nada, se as informações estivessem disponíveis no Portal da Transparência da municipalidade, que não pode ser alegórico.

MATÉRIAS RELACIONADAS
COVID-19 – Município de Araputanga comprará vitamina D e Zinco
ARAPUTANGA – Câmara Municipal cria comissão para assuntos relacionados à Covid-19


