Famílias residentes no Residencial Água Boa enfrentam mais um dia de fumaça e incêndio. Por volta de meio dia de hoje (18), com temperatura de 36 graus, umidade do ar na casa dos 22%, o fogo colocava suas labaredas para consumir material comburente ,e a fumaça oriunda do capim seco aumentava o grau de dificuldade para as pessoas encontrar oxigênio no Residencial. VEJA O VÍDEO AQUI.
Uma pessoa telefonou à Redação da Folha de Araputanga informando que o fogo já chegava próximo de sua casa. Alimentado pelo calor de meio dia, capim seco e pelo vento, o fogo queimava o mato relativamente verde, que encontrava pela frente. A reportagem entrou em contato com um morador que disse ter inclusive procurado a Polícia para registrar o problema. Aos poucos o fogo se alastra através dos lotes cheios de matagal. Pela rede social há quem afirme que as cinzas que se espalham com o vento, invade também, as casas.
HORIZONTE POLUÍDO
De forma sutil, desde as primeiras horas da manhã, uma fumaça se espalhava nos céus araputanguense deixando o horizonte com claros sinais de poluição. A reportagem investigou o assunto buscando identificar a origem da fumaça e percebeu que, por causa do lixão que queima, desde a estrada da Mineração e imediações, a “nuvem de fumaça” se estendia em direção à cidade.
FOGO NO LIXÃO E EM LOTES SUJOS
O problema não começou hoje; desde o dia 08 de agosto (sábado), as queimadas realizadas em terrenos baldios e, no lixão da cidade, deixam seus rastros em forma de nuvem, ora negra, ora branca sobre a cidade ou sobre outros locais para onde o vento sopra.
FALTA ÁGUA
Além da fumaça concentrada principalmente próxima aos locais de queimadas, outros fatores como a falta d’ água em muitos locais tem dificultado a vida da população. Para piorar, onde não há malha asfáltica as famílias enfrentam a poeira, outro inimigo silencioso cujos principais amigos são a baixa umidade e o tempo seco.
DEFESA CIVIL
O Município de Araputanga não conta com a Defesa Civil local; porém, existe uma Comissão de Defesa Civil que deveria atuar de forma preventiva a fim de enfrentar situações de emergência e orientar a população; a reportagem conversou com um membro da Comissão de Defesa Civil que revelou: a comissão existe, porém, não é atuante.