Artigo
OPERAÇÃO OSTIUM – Aeronave carregada com 500 kg de droga interceptada pela FAB
por – Sebastião Amorim – Um avião da Força Aérea fez disparos, para interceptação de aeronave de pequeno porte que invadiu o espaço aéreo brasileiro. O fato aconteceu no domingo (03/07), às 12h36min em Mato Grosso do Sul.
Assim que invadiu o espaço aéreo do Brasil, a aeronave foi detectada pelo sistema de defesa. Providências foram tomadas e, de imediato, duas aeronaves A-29 Super Tucano entraram em operação com a finalidade de interceptar o avião invasor; por rádio interrogaram o piloto, porém, este não ofereceu resposta, passando a ser classificado como suspeito, conforme determina o Decreto 5.144 de 16 de julho de 2004.
Transportando produto proibido, o ousado piloto ignorou as ordens dos pilotos dos caças, que determinaram mudança de rota e pouso obrigatório em aeródromo indicado.
OUÇA NO RENOVECAST:
FAB INTERCEPTA AVIÃO CARREGANDO 500 KG DE DROGA • RENOVECAST (spotify.com)
O piloto da aeronave hostil, não obedeceu sequer ao tiro de aviso disparado pela defesa brasileira.
Sob a mira dos aviões de caça e sem alternativa o avião, o piloto do avião invasor foi obrigado a pousar de forma forçada no Estado de São Paulo, entre as cidades de Jales e Pontalinda.
Policiais federais assumiram os destinos da operação, porém, duas pessoas conseguiram fugir. Em solo, a bordo da aeronave invasora a Polícia encontrou cerca de 500 quilos de pasta base de cocaína.
Fotos: Sargento Bianca / CECOMSAER




