carregando
logo
  • Notícias
  • Cidades
  • Videos
  • Audios
  • Coberturas
  • Tempo
  • Contato
  • Artigo

    ATÉ QUANDO ARAPUTANGA? – De novo, o bueiro do Córrego da Garrucha

    home access_time chat_bubble_outlineCidades
    FONTE

    A resposta é bastante simples e cabe completa em apenas uma frase: serviço mal feito.

    por – Sebastião Amorim -  Condutores de veículos e pedestres que passam sobre o aterro do bueiro do Córrego da Garrucha à Rua Joaquim Nabuco, devem ter cuidado especial, principalmente nos dias de chuvas.

    QUEM TOMARÁ PROVIDÊNCIAS?

    Desde fevereiro/2022 há publicações neste Site recomendando que a Administração Pública Municipal tome providências definitivas no local, porém o que se vê até agora, são medidas paliativas.

    CAVALETES JÁ SE CANSARAM

    Trabalhadores a serviço da Prefeitura de Araputanga colocaram cavalete para sinalizar o buraco que crescia no local, contudo os cavaletes foram retirados.

    BURACO NA PENUNBRA

    Todos os dias, logo que o sol se põe, a penumbra toma conta do pequeno trecho. onde o buraco insiste em manter seu endereço.  O detalhe que oculta a enorme fissura no aterro do bueiro, a qualquer momento pode  ser causa de acidente para pedestres e motociclistas.

    QUEM SE IMPORTA?

    No município, quem se importa para o que pode acontecer por causa de um buraco que se forma em um bueiro; o local já foi motivo de acidente de uma motociclista, que precisou de ambulância e atendimento médico.

    SINALIZADO POR TERCEIROS

    Visando evitar possíveis acidentes, há cerca de dez dias, alguém não identificado, utilizou dois pequenos cavaletes que aparentemente pertencem a  uma empresa nas proximidades, para sinalizar o perigoso espaço.

    PALIATIVO

    Por volta de 16h00min de terça-feira dia 10 de outubro, os cavaletes foram retirados e, um caminhão basculante encheu a fenda de terra e, nivelando em seguida. Parecia que a “fome” do crescente buraco tinha encontrado seu fim.

    GULA POR TERRA

    Como até o buraco parece compreender que as medidas adotadas pela gestão pública municipal, são apenas paliativas, o buraco com seu ato erosivo de tragar terra, trouxe de volta a ‘fenda’ que, há dez meses quer demonstrar que no aterro do bueiro é seu lugar preferido.

    Auxiliado pela chuva precipitada por volta de 11h00min do dia seguinte (11 de outubro), o intrometido voltou a dar as caras no mesmo endereço do bueiro.

    O leitor pode se perguntar: afinal, por que é tão difícil eliminar um único buraco?

    SERVIÇO RUIM

    A resposta é bastante simples e cabe completa em apenas uma frase: serviço mal feito.  Qualquer leito que tenha bom senso compreende que para não sofrer ação da erosão, o aterro tem que ter sustentação preferencialmente de concreto.

    ÚLTIMA PASSAGEM

    Não seria necessário, mas estamos em tempos diferentes e, por tal razão, alguém deve dizer  na Prefeitura e na  Secretaria de Obras, do Município de Araputanga, que o bueiro do Córrego da Garrucha, é a última passagem, antes do desague nas Pitas.

    Por esse bueiro passa e passará a água da chuva, levada para o riacho pela gravidade natural.

    O leito do riacho pode aumentar várias dezenas de vezes, a depender do nível da chuva. Na década passada, houve ocasiões em que a cheia foi tão volumosa que inundou residências nas imediações, chegando mesmo à porta de entrada da Rádio Arco-Íris.

    O QUE FAZER?

    Alguém realmente acredita que seria necessário informar aos gestores que o encabeçamento do bueiro exige serviço de boa qualidade e, avaliação temporária, principalmente antes do início do período chuvoso?

    Se precisássemos chegar a tal ponto de comunicação seria perfeitamente compreensível que a pasta que conduz os serviços precisaria de cabeças pensantes com aptidão necessária para conduzi-la. Mas isso já seria o arbítrio.

    ATUALIZADO ÀS 17:05h de 14/10/2022

    TUDO OUTRA VEZ

    Com a intensificação das chuvas que caíram na tarde do dia 13 de outubro, a terra então despejada para eliminar o buraco na lateral do bueiro voltou com força total e ampliou seu tamanho.

    QUEM SABE, AGORA!

    Como o caso do ressurgimento  desse buraco,  na obra (de qualidade?),  é vergonhoso e desafia a habilidade dos gestores que ate ontem não conseguiram eliminá-lo,  por volta de 16h45min desta sexta-feira 14/10/2022 um caminhão basculante de propriedade da Prefeitura de Araputanga despejou material  em nova tentativa para solidificar a obra, construída no primeiro trimestre de 2022.

    POSSIBILIDADE

    Uma possibilidade continua como sentença: se não for providenciado concretagem no material sólido despejado, a correnteza que passará pelo pequeno Córrego, em dias vindouros de chuvas intensas, poderá se encarregar de, mais uma vez,  levar o material rio abaixo.

     

     

    MATÉRIAS RELACIONADAS:

    ARAPUTANGA – Aterro rompido sobre o Córrego da Garrucha, interdita Rua Joaquim Nabuco há mais de setenta dias

    IRONIA - Trecho interditado sobre o Córrego da Garrucha recebe bolo e administração nota baixa.

    CENTO E CINCO DIAS DEPOIS – Começam os trabalhos no Bueiro do Córrego da Garrucha

    112 DIAS DEPOIS – Liberado tráfego sobre o Córrego da Garrucha

    ATERRO ENCANTADO? – Obra sobre o Córrego da Garrucha ruiu parcialmente, em menos de 24 horas

    ATENÇÃO MOTORISTAS - Aterro do bueiro do Córrego da Garrucha, pode ‘disparar’ novamente.