carregando
logo

Artigo

ARAPUTANGA – Bueiros celulares devem ser concluídos antes de dezembro 2024

home access_time chat_bubble_outlineCidades
FONTE

Por que os vereadores que assinaram a indicação para fazer a obra, não alertaram o Executivo para os riscos de se iniciar o serviço, diante do período chuvoso? Afinal, quem dá a última palavra no Executivo Municipal?

por – Sebastião Amorim – A queda de parte da barreira de concreto, que deveria sustentar o aterro na cabeceira dos bueiros celulares da Avenida 23 de Maio, pode ser causa de constrangimento à equipe de obras da Prefeitura de Araputanga. A obra havia sido anunciada como entregue, pelo próprio Prefeito em vídeo postado no Instagram, em 20 de dezembro de 2023.

POR ENQUANTO PIOROU

A construção dos bueiros, tinha como objetivo melhorar a drenagem na travessia da via, porém, tomou  rumo desfavorável quando, no dia 21 de dezembro de 2023, a enxurrada formada por chuva volumosa evidenciou a fragilidade do projeto.  O primeiro constrangimento ao prefeito surgiu ao amanhecer  do dia 22 de dezembro, quando ficou visível que o  aterro, que então deu condições de trafegabilidade sobre os bueiros celulares duplos, foi completamente carregado pela força da enxurrada, resultando na interdição por mais de  24 horas da via pública, liberada dois dias antes.

A situação se agravou com o passar do tempo, quando trecho da parede de concreto, que deveria sustentar o aterro, não suportou o peso e quebrou (caiu) aparentemente denunciando a qualidade insatisfatória da obra. Foi o segundo momento de constrangimento do qual não se ouve nenhuma nota ou informação da Administração. A cada dia, a via pública parece sofrer um estreitamento na tentativa de recuperar o serviço deficitário, deixando pedestres e motoristas em situação precária.

BELO PLANEJAMENTO

Contrariando a lógica que deveria considerar as condições climáticas, parece que a Administração não levou em conta a chegada das chuvas ao dar início às obras. O resultado é a indignação daqueles que diariamente enfrentam as consequências da falta de planejamento. Os transeuntes, ao se depararem com a lama nos dias chuvosos ou a poeira nos períodos secos, veem-se obrigados a caminhar na trilha dos pneus dos veículos, correndo o risco de escorregões no barro quando pisam fora desse espaço improvisado.

LAMBANÇA POLÍTICA?

É evidente que a Gestão Executiva errou, porém, por que os vereadores que assinaram a indicação para fazer a obra, não alertaram o Executivo para os riscos de se iniciar o serviço, diante do período chuvoso? Mas, fizeram o alerta? A propósito, você leitor, sabe quem são os vereadores que indicaram a execução dessa obra, que se revela uma lambança em vias públicas? Veja o abandono da Rua Joaquim Nabuco, onde os gestores autorizaram a retirada do bueiro e relegaram a Rua à interdição. Afinal, quem dá a última palavra no Executivo Municipal?

LEIA TAMBÉM

ARAPUTANGA – Gestão municipal constrói novos bueiros celulares dentro de córrego, no período das chuvas

ARAPUTANGA – Depois de meses de seca, Gestão Municipal faz bueiros no período chuvoso

ARAPUTANGA - Chuva intensa 'testou' capacidade dos bueiros celulares, entregues ontem

ARAPUTANGA – Início da obra de novos bueiros no Córrego da Garrucha acompanhado pelo vereador Correia

TOMADA DE PREÇOS – Araputanga selecionará construtora para instalação de bueiros duplos de concreto

LINK EXTERNO

A obra da Avenida 23 de Maio ainda está em andamento, mas está causando consequência aos peixes. (youtube.com)