Artigo
ARAPUTANGA: A ‘‘difícil’’ tarefa de desobstruir o passeio público
Os gestores do Município de Araputanga estão apertando o cerco para o cumprimento do TAC assinado com o Ministério Público, para desobstruir calçadas e permitir que as pessoas utilizem o passeio público na cidade, mas é comum flagrar desobediências veladas diariamente, como se pode ver na foto, no centro da cidade.
A Reportagem da Folha conversou com uma pessoa ligada à Administração Municipal que garantiu: multas estão sendo encaminhadas àqueles que insistem em não cumprir a desobstrução das calçadas.
CONSCIENTIZAÇÃO
Se o cerco recai sobre os proprietários de comércios, os primeiros a sofrerem as penalizações, é preciso observar e punir, o comportamento inadequado de condutores de veículos que optam por estacionar indevidamente, justamente em cima da calçada.
CAMPANHAS EDUCATIVAS
A gestão tem de acordar e começar a trabalhar de verdade, com estratégias que dão certo. É preciso ir além das notificações e das multas e, começar a levantar perguntas pertinentes, sobre o que gestor tem feito em relação ao assunto.
Desde 2015 quando o Chefe do Executivo se viu obrigado a assinar o Temo de Ajustamento de Conduta (TAC), quantas campanhas publicitárias foram criadas para conscientizar a população (comerciantes, condutores de veículos, pedestres? E, atualmente, quantas existem? Quantas faixas estão estendidas alertando para a questão? Existem placas ou outdoors em pontos estratégicos e na entrada e saída da cidade alertando o visitante?
Talvez seja preciso que os vereadores, fiscais eleitos de forma legítima pelo povo, possam voltar seus olhares sobre a questão e, mais do que fiscalizar, comece a fazer boas sugestões ao Executivo.
PROBLEMAS MAIORES
Se está “difícil” cumprir o TAC para desobstruir o passeio público, imagine questões maiores como os TACs do lixão, da água, da iluminação pública, entre outros que podem vir por aí. Sem envolvimento da população, também não será possível fazer a adequada coleta seletiva do lixo e, acabar com os entulhos e lixos que vão surgindo pontualmente em diversos pontos do município.
 
            

 
                                                