carregando
logo

Artigo

ABALO – A terra tremeu neste sábado, no Acre

access_time chat_bubble_outlineBrasil
FONTE

por - Sebastião Amorim - Um terremoto que alcançou 5,9 graus na escala Richter, foi registrado no estado do Acre, a cerca de 30km da fronteira com o Peru, na manhã de hoje (02/10).

A ocorrência foi registrada pelo Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo. O tremor ocorreu em terra indígena,  segundo o

Serviço Geológico dos Estados Unidos.

INTERIOR DE SÃO PAULO

No dia 15 de setembro,  um tremor de terra foi registrado na região de Marília, assustando moradores em áreas urbanas e rurais de cidades como Guaimbé e Lins. O fato foi noticiado pelo Portal www.giromarilia.com.br

P. LACERDA E JAURU

No domingo (19/09), equipamentos instalados entre 32 e 400km de distância registraram tremor de terra abaixo de três graus na escala Richter em Pontes e Lacerda e em Jauru.

CALOR INTENSO E SECA

Com sol escaldante, temperatura entre 37 e 40 graus e, falta de chuvas  há pelo menos cinco meses, as condições climáticas se manifestam de forma extrema; nos meses de julho e agosto/2021 houve dias frios com temperatura abaixo de dez graus; em setembro, porém, o calor chegou em definitivo.

No Vale do Jauru, represas, tanques, rios e outras fontes de água, estão perigosamente baixos. Já é comum encontrar  tanques construídos nas propriedades rurais, sem nenhuma água para os animais beber.

Favorecido como clima tórrido, combinado com a baixa umidade, o fogo é arrasador, quando surge nas pastagens.

Nesta semana, surgiram focos de incêndio,  em trecho da zona rural do município de Cáceres. Consta que pessoas que têm pequenas propriedades para período de descanso e de pesca, às margens do rio Paraguai, tiveram prejuízos por onde o fogo passou, queimando tudo.

TEMPESTADE DE AREIA

Como a chuva não cai, apesar de o vento açoitar com força, em muitos lugares o horizonte tem se tornado cor da terra, devido à nuvem de areia transportada pelo vento. Ontem (1º/10), houve tempestade de areia, em cidades do Paraná, São Paulo e no Maranhão.