O município de Comodoro vai receber cerca de 200 homens do Exército em meados de novembro. O grupo vem executar no município a Operação Ágata III, realização das Forças Armadas Brasileiras em coordenação com outros órgãos federais, estaduais e municipais na faixa de fronteira da Amazônia para combater delitos transfronteiriços e ambientais.
O comunicado oficial foi feito durante reunião na tarde desta sexta-feira, 28, entre o prefeito Marcelo Beduschi, o Comandante do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada/Cuiabá, o Tenente Coronel Mário Marszalek, o comandante da Polícia Militar/Comodoro, Mário Roberto Pereira e a secretária de Administração, Edilúcia de Freitas.
A operação não tem ainda data específica e nem prazo para ocorrer, mas deve durar entre 15 e 20 dias. "Vamos abranger toda a faixa de fronteira, com a intenção mesmo de combater os delitos e ao mesmo tempo, trazer contribuições significativas para a população da região onde estivermos atuando", afirmou o coronel do exército.
Essa operação faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras, iniciativa instituída por decreto presidencial, que estabeleceu uma coordenação conjunta e consensual para atuar em pontos estratégicos dos mais de 16 mil quilômetros de fronteiras brasileiras. "Para nós toda ação que vem fortalecer a segurança pública é muito vem vinda", afirmou o prefeito.