carregando
logo

Artigo

“Panem et Circenses”

access_time chat_bubble_outlineCultura
FONTE

 

*Ualter dos Santos Rojas

 

Em meio a uma nova geração da Comunicação e da Interação entre os povos, nos vemos fadados a viver uma “Democracia” em que não podemos sequer expressar nossas opiniões, estamos regredindo no tempo e voltando a viver como na Roma Antiga onde predominava a política “panem et circenses” (“Pão e Circo”) em que os Imperadores realizavam lutas entre gladiadores e ali distribuíam alimentos para a população de uma maneira que se esquecesse os problemas aos quais a população era sujeitada para manter o poder e o luxo dos imperadores. Essa política prevaleceu por tempos, mas em uma determinada época os camponeses antes intitulados “escravos” conseguiram abrir os olhos e lutar pelos direitos que lhes cabia e é isso que a partir de agora a sociedade necessita.

É necessário que abramos nossos olhos e comecemos a lutar por nossos direitos para que possamos juntos cobrar aquilo que nos é de poder legítimo, para iniciarmos uma nova era, onde todos terão direitos e deveres iguais uns dos outros.

Por conseguinte, conseguiremos diminuir em números incomensuráveis índices de assaltos, seqüestros, roubos, extorsões, piratarias, nepotismos, discriminações e lavagem de dinheiro.

É de essencial prioridade que neste ano que se inicia uma grande mudança em nosso futuro governamental, que pensemos e reflitamos sobre tal acontecimento em nossas vidas, uma vez que “Cada cidadão é responsável por seus atos e consequências”, então é imprescindível que estudemos a fundo cada uma de nossas necessidades para que no dia 7 de outubro de 2012 possamos depositar nossa confiança em pessoas que se comprometam com o bem-estar, segurança, respeito, dignidade e acima de tudo com a vida de cada cidadão, em especial você.

Conclui-se que vivemos hoje as conseqüências de nossos atos impensados, realizados no passado e não se esqueça: Cada cidadão é responsável por seus atos e consequências!

 

* Cidadão araputanguense e idealizador do artigo acima descrito.