A Redação da Folha de Araputanga foi procurada por uma pessoa que entregou fotos feitas, na manhã de hoje (26) nos banheiros do Lago Azul e adjacências. O “fotógrafo” está escandalizado com o abandono que viu e documentou. Para evitar represálias a pessoa que apresentou as fotos pediu anonimato.
IDEALIZADOR DO LAGO CRITICA ABANDONO
Por telefone, a reportagem conversou com o ex-vereador Ilídio da Silva Neto, homem que defendeu a criação e cuidados de manutenção com o Lago Azul, cartão postal da cidade. Ele disse que “Está envergonhado com as condições de abandono que Araputanga está submetida, condição análoga ao Lago e outras obras públicas da cidade e convocou o povo para cobrar as autoridades”.
BANHEIROS
As fotos mostram que os banheiros precisam de cuidados urgentes. A sujeira denuncia que o local vem sendo usado à la vonté (à vontade), certamente por pessoas que não conservam o patrimônio público; há quem diga que entrou no local e foi imediatamente expulso pelo mau cheiro exalado do ambiente, que deveria servir para necessidades fisiológicas. Os banheiros estão a poucos metros da Câmara Municipal.
CONTAMINAÇÃO
Se não houver providências de limpeza e conservação será preciso interditar os banheiros do Lago Azul, para que usuários não se contaminem no local. A reportagem fotografou, também, latas de bebidas abandonadas ao redor do Lago que serão levadas para dentro da lagoa, assim que a intensidade do vento estiver de mediana a forte.
QUEM PODERÁ AJUDAR?
Como o local é público, talvez não caiba ao cidadão tomar as dores e fazer a limpeza dos banheiros no Lago Azul. Talvez o recomendado seria que servidores públicos da área de limpeza fizessem o serviço ou que a guarda que faz a segurança do Lago estivesse atenta para evitar que baderneiros espalhem sujeira, urina e fezes fora dos sanitários, isto é, que alguém assumisse a responsabilidade de cuidar do local. Com a palavra e ações, as autoridades que ao tornar cientes do fato (e já deveriam saber), ficam convidadas a tomar providências.