O deputado Airton Português garantiu apoio da Assembléia Legislativa ao 1º Congresso Estadual do Leite (CongreLeite), que acontece dias 29 e 30 de outubro, Mirassol D’Oeste (300 km a Oeste de Cuiabá). A realização é da Associação dos Empreendedores Rurais de Mato Grosso (ASSERU-MT), em parceria com a GIR-MT, a Associação dos criadores da raça Girolando no estado.
O pecuarista Florindo José Gonçalves, coordenador do evento, apresentou o projeto e pediu o apoio do parlamentar ao Congresso do Leite, que irá discutir o futuro da produção leiteira em Mato Grosso, tema geral do evento. O objetivo é promover a integração entre os diversos setores da cadeia produtiva do leite, envolvendo produtores, pesquisadores, indústria e consumidores. “Queremos mostrar que todos, inclusive os pequenos criadores, podem produzir, desde que sigam os passos certos”, reforça Florindo Gonçalves, citando o exemplo de uma pequena propriedade rural da região Oeste, que produz uma média de 1.400 litros de leite por dia, numa área de cerca de 40 ha.
O deputado Airton Português diz que a organização do setor é importante, “porque nós temos uma produção leiteira forte na região Oeste, gerando emprego, movimentando a economia e dando perspectiva de desenvolvimento, especialmente aos pequenos produtores”. O deputado elogia a proposta dos organizadores, de incentivar o aperfeiçoamento da cadeia produtiva do leite não somente na região Oeste, mas em todo o estado.
(foto de Rogério Andreatta > LEGENDA: Florindo Gonçalves (dir.) entrega projeto ao dep. Airton Português)