carregando
logo

Artigo

APLAUSO: Leia a crônica "A ligeireza", escrita por Kálita Rodrigues Ramos – 9º Ano C, Escola Costa Marques

access_time chat_bubble_outlineCultura
FONTE

 GÊNERO - CRÔNICA

A LIGEIREZA

        Num dia como outro qualquer passava em frente à feira e parei. Fiquei olhando o grande movimento. Pessoas andando de um lado para outro, feirantes carregando suas produções de verduras, uns feirantes gritavam “Venham freguesa, tá barato!”, uns compravam, era uma agitação, pois dia de feira aqui é assim. Muitas bancas de verduras e frutas, barracas de pastéis com vários sabores.

        Diante daquele movimento vejo um casal aparentando uns sessenta anos chegando em uma caminhonete. Começam a descarregar algumas mercadorias, estavam bastante apressados, pois tinham chegado tarde.

        Percebo que sem querer a senhora deixa uma melancia cair, que se partiu ao meio. O senhor esbravejando com sua esposa pelo ocorrido, creio que seja sua esposa, não reparou que eu os observava tudo de onde estava. A senhora muito nervosa ao descer de cima da carroceria da caminhonete escorrega e cai. Com uma esperteza de uma jovem levanta-se sem ajuda do senhor.

        Diante da cena começo a rir, não posso ver ninguém caindo. A senhora corre os olhos para os lados, a me ver, esclarece:

        - Cê viu minha ligeireza? E assim foi entrando para feira sem olhar para trás e parecendo não se importar com o ocorrido.

        Fico parada ali mais alguns minutos sorrindo e vou embora. A caminho de casa começo a pensar naquele incidente. Concluo que a senhora só caiu por estar talvez cansada de tanto trabalhar ou devido a sua idade, pois já não tinha tanta agilidade de quando jovem.

        Assim percebo que deveria tê-la ajudado a se levantar, poderia ter se machucado. Mas, às vezes somos tão insensíveis e desumanos que não consideramos nossos erros, olhamos somente os erros dos outros. Eu não fui ligeira o bastante como aquela senhora para ver minha estupidez, sendo que ela usou sua “ligeireza” e eu toda minha ignorância.   

 

ESCOLA ESTADUAL DR. JOAQUIM A. DA COSTA MARQUES

ALUNA- Kálita Rodrigues Ramos – 9 Ano C

Profª. Sandra Aquino de Queiroz Taugino