Quinta-feira dia 07 de novembro deve ser um dia histórico para a Radiodifusão. A presidente Dilma Rousseff assinará, exatamente, no dia do Radialista, às 11h, o decreto que permite a migração das emissoras de rádio AM para a faixa de FM.
A cerimônia aberta aos empresários e profissionais do setor de radiodifusão acontecerá no Palácio do Planalto e, contará com a presença de ministros e parlamentares.
A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV), entidade que reúne empresários do setor ressalta a importância da presença de todos os radiodifusores na solenidade.
A permissão para migração nos canais de AM para FM atende a uma proposta da Abert e das entidades estaduais de rádio e televisão que, preocupadas com o aumento dos níveis de interferência sobre o rádio AM, em 2011, se mobilizaram para defendê-la junto ao governo.
Cerca de 1,8 mil emissoras poderão deixar a faixa de AM. A mudança, no entanto, não será obrigatória.
Araputanga tem a Rádio Difusora Arco-Íris, emissora que opera no canal de AM em 900 Khz, há 24 anos. Por enquanto não há informações da posição que emissora tomará diante da nova opção par os radiodifusores.
É previsível que as pequenas emissoras migrem em bloco para a nova faixa de FM, mas a Rádio Arco-Íris de Araputanga não está enquadrada na categoria das pequenas emissoras de AM.
No ato de migração para a nova faixa de FM o radidifusor precisará fazer investimento em transmissores, equipamentos de estúdio e elementos de antena. A novidade pode aquecer o mercado em solo tupiniquim.