carregando
logo

Artigo

Português diz que reivindicações do Sintep são justas

access_time chat_bubble_outlinePolítica
FONTE

 O Governo do Estado pediu uma reunião com representantes do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público) para a próxima segunda-feira (2/09), pela manhã. A categoria está em greve há 17 dias e sem previsão de retorno. O anúncio foi feito por integrantes da Comissão de Educação, que esteve reunida na tarde desta quarta-feira (28).

O deputado estadual Airton Português, vice-presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, disse que essa decisão de o governador receber membros do Sintep é uma atitude que sinaliza para resolução dos problemas que afligem a categoria.

“Hoje (quarta-feira) recebemos a diretoria do Sintep durante reunião extraordinária da Comissão de Educação. Ouvimos todas as reivindicações da categoria e agora vamos nos reunir com o governador para encontrarmos uma solução para o impasse. É uma atitude sensata, mas sõ vamos comemorar um final feliz quando trabalhadores do ensino forem beneficiados em suas solicitações, que são justas”, afirmou o deputado.

Português, em conversa com membros do Sintep, falou sobre as dificuldades vistas por ele durante visita em 10 escolas na região de Cáceres. “Grande parte da categoria trabalha por amor à profissão e vontade de não deixar crianças, jovens e adultos sem aulas”.

REINVINDICAÇÕES
Segundo o Sintep, a pauta de reivindicações da categoria envolve a exigência da dobra do poder de compra dos educadores, realização imediata de concurso público, chamada dos classificados do último concurso, garantia da hora-atividade para interinos, melhoria na infraestrutura das escolas, aplicação dos 35% dos recursos na educação como prevê a Constituição Estadual e autonomia da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nos recursos devidos na área.

Assessoria.