Artigo
Português cobra reativação de posto do Gefron na fronteira
A desativação do posto do Gefron (Grupamento Especial da Fronteira) na barreira do Limão, na região de Cáceres (225 km de C:uiabá) fez o deputado estadual Airton Português (PSD) cobrar a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) para reativar a fiscalização. A proposição legislativa será feita na sessão noturna desta terça-feira (27).
O posto de fiscalização fica na BR-070, na fronteira com a Bolívia. O deputado entende que as atribuições para reprimir delitos em BRs são da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Mas o impasse entre os governos federal e estadual só vai prejudicar a população de Mato Grosso porque a tráfico de drogas vai aumentar”, afirmou o deputado.
O deputado explica que a determinação para desativar partiu do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) por o posto estar localizado à margem de rodovia federal. “Não sou contra a legislação, mas essa ação do Dnit nada contribui em repressão contra bandidos”, afirmou.
Português enumera os tipos de crimes mais cometidos por quadrilhas tanto no lado brasileiro, quanto no boliviano. Segundo ele, com a desativação do posto passam por lá dezenas de carros e motos roubados no Brasil e levados para serem trocados por drogas, além da entrada no país de entorpecentes como cocaína e pasta base. “Também entram armas e munições”, avalia.
INDICAÇÕES
O deputado também vai apresentar indicações para construção de Base Comunitária da PM no bairro Tamandaré, em Mirassol D’Oeste e duplicação da Avenida Tancredo Neves, passando pela Ivo Scaff e Portal do Pantanal, em Cáceres.
Fonte: Assessoria.


